Sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

ISSN 1983-392X

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Resumo

5 dicas para estudar por uma Sinopse Jurídica

Os professores das faculdades de Direito falam muito sobre doutrinas – fontes do Direito desenvolvidas por juristas – com a finalidade de compreender as matérias relativas ao nosso ordenamento jurídico, como normas e institutos. Além de serem consideradas essenciais ao estudo – do aluno ou operador do direito – e servirem de fundamentos para as decisões processuais, as doutrinas podem estar escritas em diferentes formatos: coleção, curso, manual ou sinopse. Espere. Você já ouviu falar de sinopse jurídica?

Sinopse nada mais é do que um tipo de resumo, uma síntese de determinada obra, que tem como função situar o leitor sobre os pontos principais dela. Elas podem ser lidas antes ou depois da obra principal, ou seja, podem ser uma espécie de isca ou de complemento da leitura mais densa. Importante lembrar que as Sinopses sempre são escritas pelo autor, diferente do resumo, escrito pelo leitor.

5 dicas para estudar por uma Sinopse Jurídica

As sinopses são ótimas para o estudo, principalmente se forem utilizadas como materiais complementares. É só pensar em um filme que acabou de ser estreado: você lê a sinopse para avaliar se aquele conteúdo lhe interessa a ponto de assisti-lo inteiro durante algumas horas.

As sinopses jurídicas não são tão diferentes. Imagine que a doutrina é o filme. Nesse caso, a sinopse é um resumo da doutrina, que contém todos os assuntos principais que serão cobrados na prova, mas nunca poderão substituir o filme completo que, no caso são as doutrinas.

As sinopses jurídicas podem ser suas maiores aliadas quando a rotina de estudos é organizada com antecedência. Preste atenção nas dicas de como não se perder nos estudos e estudar pela sinopse:

1. Estude com antecedência

É sempre bom se programar alguns dias antes para estudar as disciplinas que serão cobradas na prova. Se prepare com a leitura da melhor doutrina e faça um resumo completo. Dedique um tempo só para isso. Depois, faça uma revisão com a sinopse para fixar os aprendizados. Nelas, há todos os elementos principais de cada disciplina que vão te ajudar nesse exercício de recordação. Leia, grife e anote!

2. Tenha a sinopse ao lado da doutrina

Como falamos acima, a sinopse é uma espécie de resumo feita pelo autor, ou seja, não vai substituir todo o conteúdo que você tem que saber para a prova. Doutrinas são materiais ricos e necessários para o estudo do Direito. Além de proporcionar os conceitos completos, nas obras doutrinárias há muitos exemplos, diálogos com outros juristas, comparações com a atualidade, hipóteses de aplicação de uma lei, etc. A sinopse, além de servir como revisão da doutrina, é essencial para enriquecer os resumos.

3. Torne seus resumos mais ricos

Resumos são caminhos para fixar o conteúdo estudado e criar um material próprio para a revisão da disciplina. Que tal, após fazer um resumo da doutrina, completar com os temas importantes da sinopse ou vice versa? Assim, fica mais fácil fazer um check list dos tópicos colocados no resumo e garantir a nota 10 na prova.

4. Preste atenção nas palavras destacadas em colorido e em itálico

As sinopses são feitas para te ajudar ao máximo nos estudos, em todos os sentidos. Em uma leitura de doutrina, é comum usar marca textos para selecionar palavras-chave e frases importantes da obra. A sinopse faz isso por você. Vários termos já são colocados em evidência para cumprir a função de proporcionar um estudo rápido e objetivo.

"Já que as palavras já estão grifadas, o que posso fazer para fixar ainda mais o conteúdo a sinopse?" Anote em folha separada o que significa cada um desses termos. Faça um breve resumo de cada uma delas.

5. Não estudei, e agora? A Coleção Sinopses Jurídicas poderá me salvar?

Depende! Três fatores são muito importantes:

o tempo;

a densidade do conteúdo e;

a sua segurança em relação aos próprios estudos.

Se faltarem menos de duas horas para a prova, a sinopse pode ser a solução para você adquirir uma visão panorâmica do conteúdo. Como a linguagem desses livros é objetiva – ou seja, sem digressões e diversos exemplos – e de fácil entendimento, a leitura será rápida e eficaz.

Caso a disciplina exija o estudo de vários tópicos e o tempo seja curto, recomendamos também o uso da sinopse para você absorver o máximo de conceitos possíveis. Por fim, o mais importante é você se sentir seguro com a leitura da sinopse. Dica: nesse pouco tempo que falta para a prova, vá para algum lugar silencioso, separe o marca texto, deixe as redes sociais um pouco de lado e se concentre na leitura!

________

__________

SARAIVA EDUCACAO LTDA