Quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

ISSN 1983-392X

ABR
30


Baú migalheiro

Há 165 anos, no dia 30 de abril de 1854, foi feita a inauguração da estrada de ferro de Mauá, primeira construída no Brasil. Essa obra foi devida à iniciativa e esforços de Irineu Evangelista de Sousa, que então teve o título de Barão e depois o de Visconde de Mauá. O objetivo da construção era suprir a necessidade infraestrutural de escoamento de produtos da época do império, sendo o café o principal produto transportado nos vagões dos trens que a percorriam. Mauá tinha consciência de que o país precisava de uma integração entre sertão e litoral. A conexão das linhas férreas com os portos buscava tal integração. 

t

ABR
30


Pique-pique

Aos aniversariantes migalheiros do dia, enviamos nosso abraço. E o fazemos em nome do ministro aposentado Ruy Rosado de Aguiar Júnior, do STJ, que assiste hoje às comemorações de seu aniversário, e da ilustre ministra Delaíde Alves Miranda Arantes, do TST, que celebrará amanhã seu aniversário.

t
Felicidades!

ABR
29


Desprestígio tuitado

Em mensagem no Twitter, Bolsonaro afirmou ontem que é falsa uma nota publicada pela revista Veja, segundo a qual ele teria prometido a Moro a prerrogativa de nomear o próximo titular da PGR. O mandato de Dodge encerra-se em 18 de setembro. "Esse cargo, PGR, certamente é um dos mais importantes da República. Sugestões e opiniões serão levadas em consideração pelo Governo". 

t

ABR
29


Baú migalheiro

Há 73 anos, no dia 29 de abril de 1946, foi inaugurada a linha aérea entre o Rio de Janeiro e Lisboa, via Recife e Dakar. A companhia responsável pelos voos foi uma das pioneiras na rota Brasil-Europa e chegava a oferecer aos passageiros, durante o translado, talheres de prata e copos de cristal. 

t

ABR
26


O pulo da hora

No dia 2 de outubro de 1931, foi publicado no jornal “A noite” uma nota cuja manchete era “O pulo da hora”. A brincadeira fazia referência à determinação de Getúlio Vargas que, no dia anterior, havia instituído o horário de verão, estabelecendo que todos os relógios fossem adiantados em 1h. “Chegou a hora dos relógios... o tempo, que tudo transforma e modifica, vai ser modificado também”, dizia a matéria.


(Clique na imagem para ampliar)

t
Jornal A Noite, 1931

ABR
26


OAB/MG cria Comissão da Advocacia Criminal

A OAB/MG criou a Comissão da Advocacia Criminal. A pasta inédita em âmbito regional foi criada pelo presidente da seccional mineira, Raimundo Cândido Júnior. O advogado José Arthur di Spirito Kalil foi designado presidente da Comissão. A reunião de nomeação contou com a participação do procurador nacional de prerrogativas do Conselho Federal da OAB, Bruno Cândido; do presidente do IAMG, Felipe Martins Pinto; e do conselheiro seccional, Leonardo Marinho.

__________

Ordem dos Advogados do Brasil Secao Minas Gerais

ABR
26


Baú migalheiro

Há 62 anos, no dia 26 de abril de 1957, quatro estações telefônicas fixas, cinco móveis e três portáteis, foram importadas dos EUA para Brasília. A importação das estações foi autorizada pelo então presidente Juscelino Kubitscheck. Anos antes, a instalação de linhas telefônicas já havia ocorrido em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

t

ABR
26


Pique-pique

Aos aniversariantes migalheiros do dia, enviamos nosso abraço. E o fazemos em nome do ilustre ministro Luiz Fux, do STF, e do ministro aposentado do mesmo Tribunal, Sydney Sanches, que assistem hoje às comemorações de seus aniversários.Também enviamos nosso abraço aos aniversariantes deste fim de semana, e o fazemos em nome dos ministros aposentados Fernando Gonçalves e Nilson Vital Naves, do STJ, que assistirão no domingo às comemorações de seus aniversários. 

tt

Felicidades!

ABR
25


Baú migalheiro

Há 59 anos, no dia 25 de abril de 1960, foi criado o Comando Militar do Planalto – 11ª Região Militar, para proporcionar segurança ao centro político do país, deslocado do litoral para o interior. A 11ª RM abrangia os territórios do Distrito Federal, Goiás, e parte do Triângulo Mineiro, limitado, à leste, pelos municípios de Araguari, Indianópolis, Ponte Nova e Uberaba.

t

ABR
24


Inteligência Artificial

Patrícia Peck, do escritório Pires & Gonçalves - Advogados Associados, explica que as transformações do varejo estão diretamente ligadas à inteligência artificial. As novas formas de comprar e de atender ao cliente já fazem parte do projeto das grandes empresas, que encaram esse novo desafio e suas consequências, como atualização de contratos, novos parceiros de tecnologia e a correta configuração e alimentação dos algoritmos, fundamentais para proporcionar uma experiência de compra mais assertiva.

 

t

ABR
24


Baú migalheiro

Há 62 anos, no dia 24 de abril de 1957, a Cruz Vermelha Brasileira, recebeu da Novacap – Companhia Urbanizadora Da Nova Capital uma área para construção da sede da entidade em Brasília. A organização é reconhecida pelo governo como sociedade de socorro voluntário, autônoma, auxiliar dos Poderes Públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. É também a única sociedade nacional da Cruz Vermelha autorizada a exercer suas atividades em todo o território brasileiro. 

t

ABR
24


Pique-pique

Aos aniversariantes migalheiros do dia, enviamos nosso abraço. E o fazemos em nome do ministro Antonio Saldanha Palheiro, do STJ, e do ilustre ministro aposentado José Néri da Silveira, do STF, que assistem hoje às comemorações de seus aniversários. 

t

Felicidades!

ABR
24


Venda do Grupo Abril

Os advogados Milana Martins, Eduardo Boulos, Paulo Campana, Denise Junqueira e Guilherme Bertolini (Cascione Pulino Boulos Advogados) assessoram a família Civita na venda do Grupo Abril. A operação histórica é singular no mercado, uma vez que foi alienado 100% do grupo e não unidades produtivas isoladas, como é o costume. Houve, inclusive, pedido de terceiro interessado, excepcionalmente negado pelo CADE.

t

______________

t

ABR
23


Novidade - LEMOS Advocacia Para Negócios

Célia Corrêa é a mais nova advogada da área Societária e Contratual do escritório LEMOS Advocacia Para Negócios.

t

t

ABR
23


Baú migalheiro

Há 126 anos, no dia 23 de abril de 1893, nasceu, em União do Palmares/AL, Jorge Mateus de Lima, mais conhecido como Jorge de Lima. Formou-se em medicina em 1915, mas, ao longo de sua vida, também se dedicou à política e foi biógrafo, romancista, poeta, tradutor, ensaísta e pintor. Escreveu seu primeiro poema aos 14 anos. Seu consultório particular na Cinelândia, no Rio de Janeiro, tornou-se ponto de encontro de intelectuais como Murilo Mendes, Graciliano Ramos e José Lins do Rego. Na política, Lima foi eleito deputado estadual do Alagoas e, anos mais tarde, elegeu-se vereador do Rio de Janeiro, tornando-se, em 1948, presidente da Câmara dos Vereadores. 

t

ABR
22


Campanha do Bichara Advogados alegra a Páscoa de jovens carentes

O escritório Bichara Advogados tornou mais doce e divertida a Páscoa de 325 crianças e adolescentes atendidos por organizações sem fins lucrativos que atuam na assistência de menores em situação de vulnerabilidade social e de saúde. A campanha entre os colaboradores superou a meta de arrecadação de caixas de bombom. Por isso, a banca acrescentou à doação um brinquedo surpresa para cada criança. Foram contempladas a Organização Não Governamental Sonhar Acordado, o Instituto Refazer, o Centro de Cooperação para o Desenvolvimento da Infância e da Adolescência (CCDIA) e a ABRACE. O escritório organizou ainda uma celebração com direito a piscina de bolinhas, lanches, chocolates e decoração temática.

A ação faz parte das iniciativas de responsabilidade social do escritório, que vem incentivando o exercício da advocacia solidária através da prestação de serviço jurídico voluntário e gratuito em caráter institucional e de forma estruturada para entidades e organizações sociais que não têm condições de arcar com os honorários legais. A área pro bono do Bichara Advogados envolve a participação das cinco unidades organizada de forma sistemática, com avaliação de resultados.

t

t

ABR
22


Baú migalheiro

Há 490 anos, no dia 22 de abril de 1529, era assinado instrumento de escritura celebrada em Saragoça, pela qual D. Carlos V, imperador da Alemanha e rei de Espanha, vendia a D. João III, rei de Portugal, mediante o pagamento de 350 mil ducados ouro, a propriedade e posse, ou quase posse, e direito de navegação e comércio das ilhas Molucas, também chamadas da Especiaria. Por esse acordo, o limite no Oriente ficou passando pelas ilhas de Velas, hoje Marianas ou Ladrones, na Polinésia. Posteriormente, a Espanha violou o ajustado em Saragoça e Tordesilas, ocupando as ilhas Filipinas, que estavam, como as Molucas, dentro da demarcação portuguesa.

t

ABR
18


Pique-pique

Aos aniversariantes migalheiros do dia, enviamos nosso abraço. E o fazemos em nome da ilustre ministra Cármen Lúcia, do STF, e do ministro aposentado do mesmo Tribunal, José Carlos Moreira Alves, que assistirão amanhã às comemorações de seus aniversários.

t
Felicidades!

ABR
18


Baú migalheiro

Há 113 anos, no dia 18 de abril de 1906, nasceu no Rio de Janeiro, um dos principais representantes da segunda geração do modernismo brasileiro, Augusto Frederico Schmid. Em 1930, ele fundou a Schmidt Editora, que lançou obras de autores renomados como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Vinicius de Moraes, Lúcio Cardoso e Gilberto Freyre. Além de escritor, Schmidt foi autor de inúmeros discursos memoráveis do presidente da República, à época, Juscelino Kubitchek. Ele morreu em 1965, aos 58 anos de idade, em sua cidade natal.

t

ABR
17


Baú migalheiro

Há 153 anos, no dia 17 de abril de 1866, aconteceu o combate de Laguna-Sirena. As tropas do General Osório haviam desembarcado no dia anterior, bivacando entre a Laguna-Sirena e a margem direita do rio Paraná. Ali foram atacadas por 4 mil paraguaios, comandados pelo Tenente-Coronel Basílio Benítez, que sofreram completa derrota, com a perda de 500 mortos e feridos, duas peças e uma bandeira. Osório teve neste dia 337 mortos e feridos.

t