Domingo, 24 de março de 2019

ISSN 1983-392X

IBCCRIM abre inscrições para o laboratório de Ciências Criminais

Pelo quarto ano consecutivo

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2005

IBCCRIM abre inscrições para o laboratório de Ciências Criminais

Pelo quarto ano consecutivo, o IBCCRIM – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, abre as inscrições para o processo seletivo do Laboratório de Ciências Criminais 2005*. Os interessados poderão fazer suas inscrições até 4 de março, das 8h às 18h, na sede do IBCCRIM.

O Laboratório de Ciências Criminais é um programa de iniciação à pesquisa destinada a estudantes do 3º ao 5º ano das faculdades de Direito. Ao longo do curso serão abordadas questões de Direito Penal, Processo Penal, Criminologia e Política Criminal.

Segundo o presidente do instituto, Maurício Zanóide de Moraes, o objetivo é fomentar o interesse pelo estudo, incentivar o amadurecimento intelectual e a formação de espírito crítico, por meio da discussão dos grandes temas das ciências criminais na atualidade.

O Laboratório oferece vagas que serão preenchidas no início de cada ano após processo seletivo.

Duração: anual/ encontros semanais na sede do IBCCRIM - aulas teóricas e atividades monitoradas. Às segundas-feiras, das 16h às 18h.

O Laboratório é gratuito para os alunos associados; os não-associados, estudantes, pagam mensalidade equivalente àquela associativa do IBCCRIM.

Para entrar em contato com a Secretaria do IBCCRIM ligue para (011) 3105 4607.

___________

*REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS 2004

O Laboratório de Ciências Criminais é um programa de iniciação à pesquisa destinado a estudantes do 3º ao 5º ano das faculdades de Direito. Tem por objetivo fomentar o interesse pelo estudo, incentivar o amadurecimento intelectual e a formação de espírito crítico, por meio da discussão dos grandes temas das ciências criminais na atualidade e da leitura e debates de textos referentes a direito penal, processual penal, criminologia e política criminal.

1. DESCRIÇÃO DO PROGRAMA

1.1. O Laboratório oferecerá 35 vagas, cujo preenchimento parcial ou integral ficará a exclusivo critério da comissão de seleção.

1.1.1. Os alunos selecionados deverão pagar mensalidade para freqüentar o Laboratório, no valor equivalente à mensalidade associativa do IBCCRIM para estudantes (R$ 18,00), sendo que os alunos associados ficam isentos deste pagamento.

1.2. Haverá um encontro semanal na sede do IBCCRIM, às segundas-feiras, das 16:00h às 18:00h, dividindo-se as atividades em quatro módulos, versando sobre direito penal, criminologia, processo penal e política criminal.

1.3. Os livros e textos básicos do programa serão indicados com antecedência e, sempre que possível, colocados à disposição dos alunos.

2. INSCRIÇÃO e SELEÇÃO

2.1. A inscrição deverá ser feita na sede do IBCCRIM, até o dia 15 de março de 2004, bastando a apresentação de documento de identidade e atestado de matrícula.

2.2. Os interessados deverão participar de uma seleção composta de duas partes: entrevista e prova escrita.

2.2.1. As entrevistas e a prova escrita ocorrerão no dia 17 de março de 2004, ambas na sede do IBCCRIM, 2º andar.

2.3. Além do desempenho nas provas, será considerado como critério fundamental de avaliação a vocação e a disponibilidade do candidato para a pesquisa.

2.4. A avaliação e a seleção dos alunos ficarão a exclusivo critério da comissão de seleção, não sendo possível qualquer tipo de recurso.

2.5. Poderá haver lista de espera para hipótese de preenchimento de candidatos selecionados que venham a desistir da vaga.

2.6. Não será permitida consulta durante a prova escrita.

3.COMPROMISSOS e BENEFÍCIOS DO ALUNO

3.1. São compromissos dos participantes do Laboratório: -freqüência obrigatória à sede do IBCCRIM para o desenvolvimento das atividades coletivas; -avaliação escrita ao término de cada módulo, entrega de um projeto de pesquisa ao fim do primeiro semestre e de um trabalho ao fim do segundo semestre.

3.2. Ao aluno que tiver no máximo 2 (duas) faltas semestrais e média mínima 6,0 (seis) (cada avaliação terá peso 1, o projeto peso 2 e o trabalho final peso 4), será conferido certificado de aprovação no LABORATÓRIO DE ESTUDO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS/2004, do qual constará a carga horária do curso.

3.3. Além do certificado, os aprovados no Laboratório também receberão: a) carta de recomendação para Universidades e outras Instituições de ensino no exterior que mantenham relacionamento com o IBCCRIM; b) eventual publicação do trabalho nas publicações do IBCCRIM; c) o autor do melhor trabalho, ainda, será premiado com uma anuidade de associado do IBCCRIM.

_______________

__________

patrocínio

Bradesco

últimas quentes