Quinta-feira, 20 de junho de 2019

ISSN 1983-392X

O "Dia do Bibliotecário" é comemorado em 12/3, data em que nasceu Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário brasileiro

No Brasil, o "Dia do Bibliotecário" foi instituído pelo decreto 84.631/80, a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento de Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário por concurso brasileiro.

sexta-feira, 12 de março de 2010


Comemoração

O "Dia do Bibliotecário" é comemorado em 12/3, data em que nasceu Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário brasileiro

No Brasil, o "Dia do Bibliotecário" foi instituído pelo decreto 84.631/80 (clique aqui), a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento de Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário por concurso brasileiro.

Outra peça importante para a história brasileira no que diz respeito ao dia de hoje é o bibliófilo e ex-membro da Academia Brasileira de Letras José Mindlin (clique aqui), que morreu em fevereiro deste ano. Empresário apaixonado por livros organizou a maior e mais importante biblioteca privada do país.

Com seu expressivo conjunto de livros e manuscritos, a Biblioteca Mindlin é considerada a mais importante coleção do gênero formada por um particular. São aproximadamente 17 mil títulos (ou 40 mil volumes): obras da literatura brasileira e portuguesa, relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários (originais e provas tipográficas), periódicos, livros científicos e didáticos, iconografia (estampas e álbuns ilustrados) e livros de artistas (gravuras).

José Mindlin escreveu o prefácio do catálogo de Obras Raras e Valiosas da Coleção Luiz Viana Filho lançado nesta semana no Senado.

Comemoração no Senado

Em cerimônia na noite da última terça-feira, realizada na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, o Senado Federal comemorou o Dia do Bibliotecário com a presença de senadores, servidores e convidados. Na ocasião, foi lançado o Catálogo de Obras Raras e Valiosas da Coleção Luiz Viana Filho e aberta a exposição "Biblioteca Escolar : Tudo começa aqui". Também foi lançado o livro "Avaliação de Usabilidade na Internet", de José Antonio Machado do Nascimento e Sueli Angélica do Amaral.

"Somente os povos que amam os livros aprendem a amar a liberdade e ambicionar o progresso" é a frase do ex-senador e ex-presidente do Senado Luiz Viana Filho, que abre o catálogo. Vários exemplares de sua coleção foram digitalizados pelo Senado e todos estão arquivados na sala cofre da biblioteca.

Foram selecionadas 275 obras raras para compor o projeto. Os critérios escolhidos foram : a antiguidade da obra; seu valor histórico, cultural e literário; sua importância no universo dos bibliófilos, pesquisadores e historiadores; e as edições consideradas especiais no mercado editorial.

  • Programação :

Clique aqui e confira a programação completa do dia de hoje que o Conselho Federal de Biblioteconomia realiza em vários Estados do Brasil.

__________________

patrocínio

VIVO

últimas quentes