Segunda-feira, 21 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Magistrados mineiros lançam 3ª edição da Revista MagisCultura

No próximo dia 25/3, será lançado o 3° número da revista MagisCultura, na sede da Amagis (r. Albita, 194 – Cruzeiro, Belo Horizonte/MG) durante o Integramagis, evento cultural mensal organizado pela entidade para seus associados e convidados.

quarta-feira, 24 de março de 2010


Amagis

Magistrados mineiros lançam 3ª edição da Revista MagisCultura

Será lançado amanhã o 3° número da revista "MagisCultura", na sede da Amagis (r. Albita, 194 – Cruzeiro, Belo Horizonte/MG), durante o Integramagis, evento cultural mensal organizado pela entidade para seus associados e convidados.

A revista é uma publicação da Associação dos Magistrados Mineiros – Amagis, dedicada a acolher textos culturais de juízes e desembargadores, da ativa ou aposentados, de todo o estado de Minas Gerais.

Com circulação semestral e distribuição dirigida, a revista vem obtendo grande repercussão nos meios jurídicos de Minas e do país, pela qualidade dos textos, da edição gráfica e das ilustrações.

Segundo o novo presidente da Amagis, Bruno Terra Dias, MagisCultura "está fadada a ser uma publicação com vida perene, porque ligada exclusivamente às ideias e estas permanecem para sempre, quando motivadas pelo pensar descompromissado com ideologias, mas atento à vida dos homens e mulheres". O presidente ressalta que a temática da terceira edição destaca "a diversidade cultural de Minas, na vida real e na ficção".

Além de artigos dos magistrados, a revista também publica a cada edição texto de um escritor mineiro consagrado. O homenageado da presente edição é Manoel Lobato; nas duas primeiras edições, foram homenageados, respectivamente, Fernando Brant e Carlos Herculano Lopes.

A seleção dos textos para publicação é feita por Conselho Editorial integrado pelos magistrados Maurício Torres Soares (presidente), Renato César Jardim (diretor da Revista), Célio César Paduani, Daniel César Botto Collaço, João Quintino Silva, Luiz Carlos Biasutti e Sérgio Braga, e pelo escritor Carlos Herculano. As ilustrações são da artista plástica Sandra Bianchi.

A capa da publicação faz uma referência histórica às fazendas coloniais mineiras, reproduzindo uma foto de Eustáquio Soares da Fazenda Caieiras, em Ouro Preto.

Sumário

Ficção, poesia, ensaios históricos e literários e crítica de cinema compõem a pauta desta nova edição da MagisCultura.

São os seguintes os textos publicados, com os respectivos autores:

  • Passos de Monteiro Lobato, de Carlos Alberto Bastos de Matos;
  • Edésios, de Ricardo Arnaldo Malheiros Fiúza;
  • Maria da Cruz: heroína do norte de Minas, de Luiz Carlos Biasutti;
  • O rosto sem face, de Fernando Armando Ribeiro;
  • Solidão em vários atos, de Juscelino José de Magalhães;
  • Os cinco coautores de um conto de Guimarães Rosa: "Mechéu", de Gutemberg da Mota e Silva;
  • Bernardo Pereira de Vasconcellos: Trânsfuga político ou restaurador da autoridade?, de Adhemar Ferreira Maciel;
  • Pagulogo, o Pontífice, de Manoel Lobato;
  • Apoio, de Marluce Ramos Leão de Almeida;
  • Solitária, de Aldina Soares;
  • Os grandes filmes da história, de Sérgio Braga.

Serviço

Local : Salão de Festas da Amagis (r. Ouro Fino, 367 – Cruzeiro – Belo Horizonte/MG)

Data : 25/3/2010

Horário : 19h

_____________

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes