Sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

ISSN 1983-392X

Lançamento de obras da Direito GV

No próximo dia 3/5, a Direito GV promove coquetel de lançamento de toda a produção acadêmica e editorial da Escola durante 2009. São livros, revistas e cadernos especiais que reúnem pesquisas, estudos e reflexões empreendidos por professores, alunos, pesquisadores e colaboradores da instituição. Destaque para o livro "Construção de Um Sonho – Inovação, Métodos, Pesquisa e Docência", coordenado pelo professor Antonio Angarita e produzido por Diego Rafael Ambrosini e Natasha S. Caccia Salinas. O evento será na Livraria Saraiva do Shopping Pátio Paulista (rua 13 de maio, 1.947, Paraíso – São Paulo/SP), das 19h30 às 22h.

sexta-feira, 30 de abril de 2010


Lançamento

Produção acadêmica da Direito GV de 2009 será lançada pela Escola

No próximo dia 3/5, a Direito GV lança toda a produção acadêmica e editorial da Escola durante 2009. Destaque para o livro "Construção de Um Sonho – Inovação, Métodos, Pesquisa e Docência", coordenado pelo professor Antonio Angarita e produzido por Diego Rafael Ambrosini e Natasha S. Caccia Salinas. O evento será na Livraria Saraiva do Shopping Pátio Paulista (rua 13 de maio, 1.947, Paraíso – São Paulo/SP), das 19h30 às 22h.

Sobre as obras :

Na ocasião, também serão lançados os novos volumes da Série GVlaw, resultado de pesquisa e ensino desenvolvidos pelos professores e pesquisadores do GVlaw - programa de educação continuada da DIREITO GV. Serão 4 novos títulos: "Negociações Empresariais", organizado pelos professores Yann Duzert, Anna Tereza Spínola e Adalberto Brandão; "Contratos de Consumo e Atividade Econômica", sob organização dos professores Tereza Ancona Lopez e Ruy Rosado de Aguiar Jr.; "Estratégias Societárias, Planejamento Tributário e Sucessório", organizado pelos professores Roberta Nioac Prado, Daniel Monteiro Peixoto e Eurico Marcos Diniz de Santi; e, por último, "Administração Legal para Advogados", organizado por Anna Luiza Boranga e Simone Viana Salomão.

O número total de obras editadas pela Série GVlaw passou, do final de 2007 para maio de 2010, de 9 para 25 títulos. Andrea Zanetti, coordenadora de publicações do GVlaw,explica que "os livros da Série GVlaw foram produzidos a partir dos cursos, o que garante um conteúdo atualizado e bem selecionado. A forma de abordagem dos temas, ancorada em pesquisa jurídica criteriosa, permite que os livros adquiram independência em relação aos programas."

Direito, Desenvolvimento e Justiça

Em relação à série Direito, Desenvolvimento e Justiça, o destaque fica para a obra "O Oráculo de Delfos: Conselho de Estado e Direito no Brasil Oitocentista", do professor José Reinaldo de Lima Lopes, que traça o perfil das decisões tomadas pelo Conselho de Estado no Segundo Reinado, órgão que auxiliava o imperador D. Pedro II a tomar decisões com base no Poder Moderador.

Durante o lançamento, também haverá o lançamento da obra "Solidariedade e Responabilidade", tese de doutorado do professor André Rodrigues Corrêa que trata do perfil das decisões tomadas pelas instâncias superiores da Justiça Brasileira em relação a acidentes ocorridos em transporte público e como essas decisões refletem a percepção do Judiciário em relação a essas ocorrências.

Outro destaque é o lançamento da obra "Justiça de Transição no Brasil: Direito, Responsabilização e Verdade", por Dimitri Dimoulis, que reúne artigos analisando as comissões de verdade em diversos países e refletindo criticamente sobre quais seriam as melhores alternativas à responsabilização por crimes contra a humanidade.

Ainda dentro da coleção Direito, Desenvolvimento e Justiça, também serão lançadas "Nas Fronteiras do Formalismo. A Função Social da Dogmática Jurídica Hoje", organizada pelo coordenador de Publicações da Direito GV, José Rodrigo Rodriguez; "Direito e Moeda", tese de mestrado de Camila Durán-Ferreira, ex-coordenadora de Práticas Jurídicas e Atividades Complementares da Direito GV; "Direito e Economia – Textos Escolhidos", tradução de alguns artigos sobre o assunto organizado pelo professor Bruno Salama; "Pedido e Causa de Pedir: a Relação entre Conflito e Processo nas Demandas Individuais e Coletivas", por Daniela Gabbay; "Novos Parâmetros para a Intervenção do Estado na Economia: as Ferramentas Jurídicas e a Racionalidade da Atuação", por Mario Gomes Schapiro.

Outros lançamentos

O coquetel também marcará o lançamento dos volumes II e III da obra "Os Juristas na Formação do Estado-Nação Brasileiro", sendo que o primeiro abarca o período de 1850 a 1930 e o segundo vai de 1930 aos dias atuais. A organização da obra ficou a cargo do historiador Carlos Guilherme Mota e de Natasha S. Caccia Salinas. Também será lançado o livro "Supremo Tribunal de Justiça (1828-1889): Uma Historia", organizado pelo professor José Reinaldo de Lima Lopes, que trata da trajetória da instituição que antecedeu o STF e o STJ.

O coquetel também marcará o lançamento dos números 9 e 10 da Revista Direito GV e os 7 números da Revista Getulio lançados em 2009 e 2010. Por fim, também serão lançados os cadernos Direito GV produzidos durante 2009, publicações mais curtas, disponibilizadas no site da Escola (clique aqui)

__________







______________

patrocínio

Bradesco VIVO

últimas quentes