Quinta-feira, 17 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Juiz produz documentário sobre a criação e instalação da comarca de Mogi Mirim

O juiz aposentado Wando Henrique Cardim Filho, produziu um documentário a partir de uma antiga película em 16 mm, mostrando a comemoração do centenário da criação e instalação da Comarca de Mogi Mirim, ocorrida em 1952.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Cultura

Juiz produz documentário sobre a criação e instalação da comarca de Mogi Mirim

O juiz aposentado Wando Henrique Cardim Filho produziu um documentário a partir de uma antiga película em 16 mm, mostrando a comemoração do centenário da criação e instalação da Comarca de Mogi Mirim, ocorrida em 1952.

A película pertencia ao pai de Cardim, o também juiz Wando Henrique Cardim, que exerceu a magistratura em Mogi Mirim. Com cerca de 10 minutos de imagens em preto e branco, e mudo, a primeira providência foi mandar remasterizar o filme para deixar as imagens mais nítidas e claras.

Algum tempo depois, surgiu a ideia de transformar aquelas cenas em um documentário sobre o Centenário da Comarca. Cardim, além de produtor e diretor do documentário, também ficou responsável pela narração, montagem e trilha sonora. Sem patrocinador, contou apenas com o apoio de alguns colaboradores.

O trabalho final, prefaciado pelo desembargador Alexandre Moreira Germano, coordenador do Museu do Tribunal de Justiça, tem duração de 37 minutos e 16 segundos e mistura antigas imagens em preto e branco, intercaladas com imagens atuais.

O filme mostra todos os festejos que integraram o calendário oficial da comemoração do centenário, desde a chegada do então governador Lucas Nogueira Garcez até a sessão solene realizada no fórum.

O documentário foi lançado em Mogi Mirim para uma plateia de 80 convidados, entre os quais os membros do Centro de Documentação Histórica Joaquim Firmino de Araujo Cunha, que recebeu a doação de 150 cópias do DVD para divulgação. Os interessados podem assistir ao filme no Youtube, dividido em 5 partes.

__________________

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes