Domingo, 20 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

TSE retira propaganda do ar depois da reclamação de dentistas

O TSE decidiu pedir às emissoras de rádio e televisão ontem, 31/8, a retirada do ar de uma das propagandas da campanha sobre o voto consciente que tem como personagem um falso dentista, que é comparado a um político "ficha-suja".

quarta-feira, 1º de setembro de 2010

Reclamação

TSE retira propaganda do ar depois da reclamação de dentistas

O TSE decidiu pedir retirar do ar uma das propagandas da campanha sobre o voto consciente que tem como personagem um falso dentista, que é comparado a um político "ficha-suja".

A propaganda mostra uma paciente que dorme, enquanto aguarda o atendimento de um dentista. A personagem sonha que o profissional que vai atendê-la é procurado pela polícia por ter aplicado substâncias proibidas em pacientes. Segundo o Conselho, a publicidade "retrata de forma inadequada e ofensiva o cirurgião dentista".

A decisão foi tomada pelo TSE depois de reclamação formal do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) e de o tribunal ter recebido diversos e-mails de profissionais do ramo repudiando a propaganda.

"Ao estigmatizar a figura do cirurgião-dentista como um profissional que provoca medo aos pacientes, a propaganda desestimula a busca dessas ações, por parte da sociedade. Os efeitos são especialmente nocivos entre a população infantil, causando prejuízos psicológicos em relação ao tratamento odontológico", afirmou o CRO-SP.

O TSE se justificou ao CRO-SP e afirmou que tomaria providências para que a propaganda fosse retirada do ar. No documento, o tribunal explica que se trata de "um sonho, em que o ator representa um falso dentista" e que não houve intenção ofender, nem divulgar imagem distorcida desses profissionais.

"Ao comparar o falso profissional ao mau político, a Justiça Eleitoral procura incentivar o eleitor a buscar as melhores opções e motivá-lo a pesquisar o passado das pessoas nas quais ele deposita a confiança", afirmou o TSE.

  • Confira abaixo a reclamação do CRO-SP na íntegra.

__________

____________

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes