Terça-feira, 17 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

SP - Curso no Fórum João Mendes prepara pretendentes à adoção

O TJ/SP realizou ontem, 18/11, curso preparatório para pretendentes à adoção. O evento aconteceu no Fórum João Mendes Júnior e teve a participação de 80 candidatos convocados pelos setores de Serviço Social e Psicologia da Vara Central da Infância e Juventude da Capital.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010


Lei de adoção

SP - Curso no Fórum João Mendes prepara pretendentes à adoção

O TJ/SP realizou ontem, 18/11, curso preparatório para pretendentes à adoção. O evento aconteceu no Fórum João Mendes Júnior e teve a participação de 80 candidatos convocados pelos setores de Serviço Social e Psicologia da vara Central da Infância e Juventude da capital.

O objetivo do curso é atender a todos os pretendentes ao cadastro de adoção, alguns já habilitados, outros em processo de avaliação. Com a entrada em vigor da lei 12.010/09 (clique aqui), conhecida como Nova Lei de Adoção, procedimentos relativos à aplicação de medidas de proteção a crianças e adolescentes passaram a ser obrigatórios. Dentre eles, a preparação psicossocial e jurídica dos pretendentes.

A juíza assessora da Corregedoria Geral de Justiça, Cláudia Grieco Tabosa Pessoa, abriu oficialmente o evento. Em seguida, o juiz titular da vara Central da Infância e Juventude, Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho, falou sobre destituição e extinção do poder familiar, exigências legais para adoção, procedimentos e efeitos jurídicos.

O curso contou ainda com a participação das assistentes sociais judiciárias Marta Cunha Leite Campos e Karine Froes Orrico, das psicólogas judiciárias Maria Constantini e Cláudia Rangel Alves e das convidadas especiais Márcia Porto Ferreira (professora) e Marilisa Henrique da Silva (médica).

Na sequência, foi exibido o filme "O que o destino me mandar", produzido pela AMB. A exibição abordou a difícil realidade de crianças e adolescentes institucionalizadas à espera da experiência adotiva. Ao final, um convidado especial adotante, palestrou sobre "A rica experiência adotiva", tratando temas como a inscrição, habilitação, formalização do pedido, dúvidas, acompanhamento psicossocial e o estado de filiação.

________________
_________

Fonte : TJ/SP

_________
________________

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco VIVO

últimas quentes