Quarta-feira, 23 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

TJ/BA inaugura monumento em homenagem aos 400 anos do Tribunal da Relação do Estado do Brasil

Foi inaugurado ontem, 13/12, às 10h, o monumento em homenagem aos 400 anos de instalação do Tribunal da Relação do Estado do Brasil, comemorados no ano passado.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010


Memória

TJ/BA inaugura monumento em homenagem ao IV Centenário

Foi inaugurado ontem, 13/12, às 10h, o monumento em homenagem aos 400 anos de instalação do Tribunal da Relação do Estado do Brasil, comemorados no ano passado.

Os trabalhos são conduzidos pela Comissão de Memória do TJ, presidida pelo desembargador Antonio Pessoa Cardoso, e que tem como integrantes os desembargadores Abelardo Virgínio de Carvalho e Maria da Purificação da Silva.

De autoria do artista plástico Mário Cravo, a obra ficará em frente à entrada do prédio do TJ/BA. A presidente Telma Britto, desembargadores, juízes, servidores e integrantes da Comissão Organizadora das Comemorações do IV Centenário, à época presidida pelo desembargador Antonio Pessoa Cardoso, participam da cerimônia.

A escolha do projeto do artista foi referendada pela comissão em julho do ano passado, após reunião plenária realizada na Sala do Convívio.

Todo o processo contou também com a consultoria voluntária da professora de História da Arte Estética, Maria Cecília Araújo de Noronha, do Paraná, mestra e pós-graduada em Educação e Museologia, ex-diretora de museus e curadora dos acervos de artes plásticas da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná.

Em sua análise, a professora Maria Cecília fundamentou os critérios que a levaram a fazer a sugestão. Dentre eles, está a adequação da obra ao local e o fato de atender às características de arte contemporânea expressiva e impactante.

Outra característica destacada pela professora diz respeito às formas do monumento, que, segundo ela, se reportam claramente ao IV Centenário do Tribunal.

  • Confira abaixo as fotos da solenidade.

________________

Presidente da Comissão de Memória, desembargador Antonio Pessoa Cardoso

Abriu a solenidade, realizada em frente ao Tribunal

Escultor Mário Cravo, autor da obra recém-inaugurada

________________
_________

Fonte : TJ/BA

_________
________________

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes