Terça-feira, 24 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

Henrique Nelson Calandra é empossado na AMB

São Paulo esteve presente na posse do novo presidente da Associação Brasileira dos Magistrados, em Brasília. Na ocasião, também foram empossados os vice-presidentes, coordenadores, conselheiros fiscais e diretores tesoureiros.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010


Posse

Calandra é empossado na AMB

São Paulo esteve presente na posse do novo presidente da Associação Brasileira dos Magistrados, Henrique Nelson Calandra, em Brasília. Na ocasião, também foram empossados os vice-presidentes, coordenadores, conselheiros fiscais e diretores tesoureiros.

A solenidade, transmitida ao vivo para todo país pela internet contou com as presenças, entre outras personalidades operadoras do Direito, do presidente do TJ/SP, desembargador Antonio Carlos Viana Santos, chefe da Casa Civil do governo paulista, Luiz Antonio Guimarães Marrey, representando o governador, o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo, Ricardo Dias Leme, o presidente do Colégio de Presidentes Procuradores de Justiça do Brasil e procurador-geral de Justiça de São Paulo, Fernando Grella Vieira, o procurador-geral do Estado Marcos Fábio de Oliveira Nusdeo.

Viana Santos integrou a mesa e foi saudado como ex-presidente da AMB e amigo de muitas lutas. Calandra fez registros individuais de agradecimentos, mas foi impossível se dirigir a cada pessoa presente já que cerimônia foi prestigiada por ministros, magistrados, advogados, jornalistas e familiares. O novo presidente da AMB tinha vários motivos para expressar alegria. O maior orgulho, no entanto, foi retratado ao registrar a presença de sua mãe Amélia Calandra, que aos 91 se deslocou à capital brasileira para assistir a momento tão importante na vida do filho.

Henrique Nelson Calandra foi eleito para comandar a entidade pelos próximos três anos e pretende torná-la mais democrática, trabalhando para o resgate da autoestima da magistratura. "Magistrados, entrem que a casa é sua", disse o presidente. Outra ação de Calandra, é a intensificação do diálogo com o Congresso Nacional, com os tribunais superiores e CNJ. "Nada mais será discutido sem que a AMB esteja presente."

Mozart Valadares Pires durante a cerimônia fez breve relato das ações de sua gestão. O agora ex-presidente da AMB se mostrou satisfeito com o trabalho realizado, garantindo que "tudo o que foi possível foi feito para o desenvolvimento do Poder Judiciário", afirmou.

Para Calandra a AMB tem que redirecionar seus olhos e prioridades para juízas e juízes brasileiros. "De agora em diante, e sem que haja qualquer risco de retrocesso institucional, a AMB voltará a sua missão precípua, as suas origens e as suas legítimas causas, que são os magistrados e suas prerrogativas. Onde houver um juiz alvitado nas suas prerrogativas, na sua independência e liberdade de julgar, lá estaremos em sua defesa."

Henrique Nelson Calandra tem 65 anos, nascido em Itaquaquecetuba/SP, é desembargador do TJ/SP e está na magistratura desde 1981. Foi presidente da APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados (08/09); vice-presidente da Federação Latino-Americana de Magistrados (2000); vice-presidente da União Internacional de Magistrados (UIM); presidente do Grupo Ibero - Americano da UIM; presidente do Conselho da Associação Mercosul pelo Estado de Direito nas Relações Internacionais (98/01); e diretor do Instituto Internacional de Estudos e Pesquisas sobre o Poder Judiciário (1997).

  • Confira abaixo as fotos da posse.

________________
_________

Fonte : TJ/SP

_________
________________

patrocínio

Bradesco VIVO

últimas quentes