Segunda-feira, 23 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

De Rio Grande do Norte ao Paraná, não faltam exemplos da celebração do Dia de Reis

Chico Anysio e Arnaud Rodrigues já adiantavam, na década de 70, que a Folia de Reis não seria tão facilmente esquecida. A tradição, que consta no calendário oficial da Igreja Católica, celebra a visita dos três reis magos a Jesus e é reconhecida em vários países; no Brasil, adquiriu traços da cultura nacional, sendo especialmente lembrada nos Estados de SP, MG, BA, ES, GO e RJ.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011


Folia de Leis

De Rio Grande do Norte ao Paraná, não faltam exemplos da celebração do Dia de Reis


Pórtico dos Reis Magos, em Natal/RN

Ai, andar andei!
Ai, como eu andei!
E aprendi a nova lei
Alegria em nome da rainha
E folia em nome de rei!

Folia De Rei (Baiano e os Novos Caetanos)

Chico Anysio e Arnaud Rodrigues já adiantavam, na década de 70, que a Folia de Reis não seria tão facilmente esquecida. A tradição, que consta no calendário oficial da Igreja Católica, celebra a visita dos três reis magos (Belchior, Baltazar e Gaspar) a Jesus e é reconhecida em vários países; no Brasil, adquiriu traços da cultura nacional, sendo especialmente lembrada nos Estados de SP, MG, BA, ES, GO e RJ.

Os festejos compõem-se de visitas às casas por grupos organizados de pessoas que se fantasiam, cantando músicas em louvor aos "Três Reis Magos" e ao nascimento de Cristo. Em muitos recantos do país, a Folia de Reis, no dia 6 de janeiro, passou pelos braços da lei.

Em Jacareí/SP, a lei 5.335/09 (clique aqui) instituiu no calendário oficial da cidade o Dia Municipal da Folia de Reis, comemorado todo 2º domingo de janeiro.

Na mineira Uberlândia, a lei 7.913/01 (clique aqui) decretava a "Folia de Reis Seguidores dos Três Reis" como entidade de utilidade pública, com sede na cidade.

Mais recentemente, em 2006, Barretos passou a contar com o Festival do Dia de Reis no calendário de eventos oficiais do município, através da lei 3.856 (clique aqui). Outra cidade que seguiu o mesmo caminho, também de SP, foi Pindamonhangaba, que em 12 de abril de 2010 publicou a lei 5.031 (clique aqui), em que o município promove anualmente o "Dia de Encontro de Folia de Reis e outros Grupos Folclóricos Musicais".

A inspiração maior para a Folia de Reis encontra-se em duas cidades: em Muqui, no ES, lei de 1950 decretava o Dia de Reis feriado na cidade; já Sarandi/PR ostenta desde 2001 o título de capital Folclórica e Turística da Festa de Santos Reis, dado pela lei 13.296.

Os foliões que querem participar ativamente das comemorações no Estado do RJ estão isentos da obrigatoriedade da licença especial expedida pelas Delegacias de Polícia, garantida pela lei 4.509/05 (clique aqui).

O poeta e escritor Murilo Mendes, nascido em Juiz de Fora/MG, serviu de inspiração para a Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura (lei 8.525/94 - clique aqui). Entre os projetos aprovados na edição 2010, a Folia de Reis – Os Reis Magos do Oriente e Charola de São Sebastião foi contemplada na categoria "Patrimônio", com 100% de financiamento, no valor de R$ 4 mil.

Dentre os muitos monumentos e prédios históricos de Natal, no RN, a Fortaleza dos Reis Magos, com formato de estrela, foi a primeira edificação da cidade, projetada pelo Padre Gaspar de Samperes. Assim que o forte foi concluído, o povoado que se formou no entorno foi chamado, segundo historiadores, de Cidade dos Reis, para depois ser conhecido por Cidade do Natal. Há 11 anos, quem chega ao município pela BR 101 é saudado pelo Pórtico dos Reis Magos, composto por uma estrela cadente e, abaixo, uma estátua dos Três Reis Magos iluminada.

_______________

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco VIVO

últimas quentes