Quinta-feira, 22 de agosto de 2019

ISSN 1983-392X

Resultado do sorteio da obra "Direito Penal – Parte Geral"

Veja quem ganhou a 4ª edição da obra "Direito Penal – Parte Geral" (Conceito Editorial – 697p.).

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011


Sorteio de obra

De autoria do professor Juarez Cirino dos Santos, a 4ª edição da obra "Direito Penal – Parte Geral" (Conceito Editorial – 697p.), revisada e atualizada, traz a discussão de temas novos, como a eutanásia. Concorra a um exemplar, gentileza da editora.

Este compêndio de Direito Penal (Parte Geral), escrito para estudantes, professores e profissionais do sistema de justiça criminal, possui características exclusivas.

A Teoria da Lei Penal, desenvolvida a partir da distinção entre objetivos declarados de proteção de bens jurídicos do discurso oficial e objetivos reais de garantia das relações de propriedade e de poder político do discurso crítico, descreve os princípios fundamentais, os critérios de validade e as técnicas de interpretação da lei penal em perspectiva nova e criativa.

A Teoria do Fato Punível, construída com as categorias científicas da moderna dogmática penal, descreve o estado de desenvolvimento atual do conceito de crime, nas dimensões fundamentais de tipo de injusto e de culpabilidade, complementadas pela teoria do autor, da tentativa e do concurso de crimes, além de um capítulo sobre a responsabilidade penal da pessoa jurídica, tema controvertido na atualidade.

A Teoria da Pena indica os fundamentos políticos e os problemas jurídicos da repressão penal nas formações sociais capitalistas, permitindo enfocar sob outra luz decisões sobre conceito, funções, sistema, aplicação, substituição e extinção da pena e das medidas de segurança. Em sociedades desiguais, absolver ou condenar acusados criminais não são decisões neutras, mas exercício de poder seletivo orientado pela ideologia penal, em geral ativada por estereótipos, preconceitos e outras idiossincrasias pessoais, por sua vez desencadeados por indicadores sociais negativos de pobreza, desemprego, marginalização etc.

Conhecer as premissas ideológicas do poder punitivo é condição para reduzir a repressão seletiva do Direito Penal, mediante prática judicial comprometida com a democracia, que começa pela garantia do indivíduo em face do poder repressivo do Estado, continua pela promoção dos direitos humanos da população criminalizada e se consolida com a plena realização da dignidade humana.

Sobre o autor :

Juarez Cirino dos Santos é professor de Direito Penal da UFPR. Presidente do Instituto de Criminologia e Política Criminal - ICPC. Advogado criminal. Graduado em Direito pela UFPR. Mestre em Ciências Jurídicas pela PUC/RJ. Doutor em Direito Penal pela UFRJ. Pós-graduado em Política Criminal e Filosofia do Direito Penal pela Universidade de Saarland, Alemanha.

_______________

 Ganhadora :

Danielle Thomaz Ferreira Cintra, da PGE/BA, de Salvador

_________________

Adquira já o seu :












_______________

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco VIVO
Advertisement

últimas quentes