Domingo, 24 de março de 2019

ISSN 1983-392X

Títulos de Crédito

É uma obra indispensável para estudantes

quinta-feira, 2 de junho de 2005

Sorteio de Obra

Migalhas tem o prazer de anunciar o sorteio de um exemplar do livro "Títulos de Crédito" (2ª edição, 491p.), escrito por Gladston Mamede, gentilmente oferecido pela editora Atlas.

Manual didático e profissional, Títulos de crédito é uma obra indispensável para estudantes, estudiosos e operadores do Direito. Constituído a partir do novo Código Civil, o livro traz uma abordagem moderna do tema, estruturada com base na legislação e na jurisprudência pacificada do Superior Tribunal de Justiça, o que oferece ao leitor uma visão atual dos títulos cambiais. Escrito com forte preocupação didática, o livro apresenta um texto de fácil compreensão que, em momento algum, desrespeita as exigências técnicas do Direito. Essa preocupação simplifica o trabalho do aluno, ao mesmo tempo em que não nega ao profissional uma miríade de aspectos jurídicos, cuidadosamente abordados, permitindo a solução das situações que se lhe apresentem no cotidiano.

O estudo está dividido em duas partes. Na Parte Geral, apresenta-se uma teoria geral dos títulos de crédito, contemplando aspectos conceituais e gerais, princípios norteadores, requisitos comuns a todos os títulos de crédito, transferência dos títulos (endosso), aval, adimplemento e inadimplemento. Todos os tópicos estão de acordo com a legislação ora vigente, fartamente referenciados pela interpretação do Superior Tribunal de Justiça.

Na Parte Especial, apresenta-se uma taxionomia dos títulos de crédito, estudando-se tipo a tipo, a partir das respectivas legislações especiais: letra de câmbio, nota promissória, cheque, duplicata, cédulas e notas de crédito, conhecimento de depósito, warrant, conhecimento de transporte, letra hipotecária, letra imobiliária, cédula hipotecária, letra de crédito imobiliário e cédula de crédito imobiliário.

__________

Ganhadora:

Cynthia Karine Pinheiro, de Belo Horizonte/MG

 

patrocínio

Bradesco

últimas quentes