Quarta-feira, 13 de novembro de 2019

ISSN 1983-392X

Resultado do sorteio da obra "Corrupção : o 5º Poder – Repensando a ética"

Veja quem ganhou o livro "Corrupção : o 5º Poder – Repensando a ética" (Edipro – 304p.), de Antenor Batista.

quinta-feira, 10 de março de 2011


Sorteio de obra

Em sua 12ª edição, o livro "Corrupção : o 5º Poder – Repensando a ética" (Edipro – 304p.), de Antenor Batista, se caracteriza como um tratado sobre as várias espécies de corrupção e seu poder de infiltração nas instituições em geral.

 

"O ser humano, em que pese a complexidade do seu comportamento e a diversidade das partículas que o integram, é um todo e, como tal, deve ser estudado. Assim, seu lado bom, estúpido, perigoso, corrupto, violento, avaro, ruim e inteligente faz parte deste universo ou deste contexto. O mesmo se pode dizer sobre suas crenças ou opiniões, quer seja em relação à política, à família, à religião, ao bem, ao mal etc., em cujo âmbito se aninham efeitos progressistas da corrupção, ora agravados pela ação dos políticos neocorruptos que integram a arena de mensalões. Em geral, o bem se beneficia de alguns dos efeitos do mal, da corrupção, da violência e das trevas, em virtude de interagirem no mecanismo dos opostos, para o bem ou para o mal, dependendo das circunstâncias.

O tema sobre o bem e o mal é complexo, profundo e por demais abrangente. Daí vir sendo estudado, ao longo dos tempos, pelos intelectuais, entre eles: Platão, Montesquieu, Karl Marx, Maquiavel, Mani ou maniqueísmo, Santo Agostinho e, contemporaneamente, Armindo Abreu, em seu livro “O Poder Secreto”.

Nosso objetivo é evidenciar o que há de ruim e perigoso no ser humano, sem perder de vista o seu lado benigno, com a intenção de alertar o leitor a respeito de possíveis consequências de uma conduta perversa, enganosa e excessivamente interesseira, considerando que o sistema da humanidade tem sido o monetário, contaminado pela corrupção, crime organizado, bem como por uma ganância infecciosa.

Realçamos a importância da análise de problemas causados pela violência, pelo ódio represado, pela avareza e, sobretudo, pela corrupção, considerando que mais se divulga o que é bom e se esconde o que é ruim, num desserviço à cultura, não obstante ambos se manifestarem mutuamente no âmbito das ciências sociais, sociologia, antropologia, psicologia, teologia, biologia etc., um pouco de cada uma se refletindo na liturgia do comportamento do ser humano.

Os temas, apesar de serem diversos, interligam-se, constituindo o todo do livro, resultado de pesquisas realizadas ao longo de mais de 50 anos, disponibilizando ao leitor ensinamentos práticos, éticos e profundos, ainda que simples, porém abrangentes como lição de vida, de conhecimentos, de autoajuda e cooperatividade, numa cruzada de civismo em prol da dignidade humana." O autor

Sobre o autor :

Antenor Batista é escritor e advogado.

 Ganhadora :

Sonia Aparecida Capellato Caligiuri, advogada em São Carlos/SP

_________________

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes