Quinta-feira, 17 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Solidariedade - A rede como mecanismo de interação social

Migalhas sorteia para os leitores um exemplar

sexta-feira, 8 de julho de 2005

 

Sorteio de Obra

 

Migalhas tem o prazer de anunciar o sorteio de um exemplar do livro "Solidariedade - A rede como mecanismo de interação social" (222p.). A obra é resultado de uma parceria entre o Hospital Samaritano e a InterAção Rede Social e foi organizada por Lia Regina Castaldi Sampaio.

O exemplar foi gentilmente oferecido por um dos autores, o advogado Luís Fernando de Freitas Penteado, do escritório Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados.

A idéia de fazer um livro sobre o trabalho voluntário surgiu durante os cursos de capacitação e gestão para o terceiro setor que Lia fez nas universidades PUC – SP e FGV. “Pensei no livro quando verifiquei que no Brasil ainda é pouca a literatura que trata do assunto”, conta a psicóloga. Foram chamados 17 autores, profissionais de diversas áreas, que atuam como voluntários no terceiro setor. Os participantes receberam temas relacionados com o seu campo de atuação voluntária. “É um livro que traz conceitos e vivências de cada um dos envolvidos”, diz Lia.

"Solidariedade é mais que um substantivo abstrato. É um termo de muitas conotações. Ao mesmo tempo que reflete um sentimento, um estado de espírito, indica uma série de ações capazes de efetivamente aproximar seres humanos que vivem em diferentes contextos e realidades sociais, econômicas e psicológicas. Assim é este livro: uma obra que mostra como os sentimentos podem ser harmonicamente estruturados em conceitos sólidos, como ética e responsabilidade; como tais sentimentos se manifestam em atividades concretas possíveis e já realizadas, trazendo a emoção da empatia com o próximo e o prazer do trabalho bem-sucedido; e como é possível organizar-se de forma eficiente para gerar ações eficazes, respaldadas nas instituições que regem o nosso dia-a-dia. Assim, o mais importante é compreender que a atividade solidária nunca é solitária: conceitos são analisados, sentimentos são compartilhados e ações, organizadas e planejadas, exigindo sempre uma rede que funcione de forma harmônica e integrada" George Schlesinger

__________

Ganhadora:

Caroline de Oliveira Severo, de Porto Alegre/RS

 

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes