Sexta-feira, 18 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Nova sede

IAMG inaugura nova seccional no Vale do Aço

O IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais inaugura, no dia 10/2, às 19h, na Faculdade de Direito de Ipatinga – auditório Jamil Selim de Sales (rua João Patrício de Araújo, 195 – bairro Veneza I) sua seccional no Vale do Aço.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Nova sede

IAMG inaugura nova seccional no Vale do Aço

O IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais inaugura, no dia 10/2, às 19h, na Faculdade de Direito de Ipatinga – auditório Jamil Selim de Sales (rua João Patrício de Araújo, 195 – bairro Veneza I) sua seccional no Vale do Aço.

A instituição será presidida pelo advogado Jorge Ferreira S. Filho e funcionará na rua Euclides da Cunha, 62 – bairro Cidade Nobre – Ipatinga. A ação faz parte do projeto de interiorização do IAMG – iniciativa criada durante a gestão do presidente José Anchieta da Silva. Hoje a entidade está presente em quatro cidades mineiras: Uberaba, Juiz de Fora, Uberlândia e Montes Claros. A intenção do Instituto é se aproximar cada vez mais das seccionais no interior e centrar esforços para instituir futuramente uma nova seccional, desta vez no o Sul de Minas.

Em Ipatinga, a sede do IAMG vai oferecer palestras e cursos, estando apta a receber eventos para até 60 pessoas. Segundo o presidente Jorge Ferreira sua expectativa está centrada em duas vertentes: a primeira é conseguir por meio dessa nova seção fomentar as atividades intelectuais dos operadores do direito da região metropolitana do Vale do Aço - RMVA - no que concerne à promoção do estudo do Direito e a difusão do conhecimento jurídico em benefício da sociedade; a segunda é dar continuidade à obra desenvolvida pelo presidente José Anchieta da Silva, durante seus dois mandatos, no sentido de divulgar as atividades do IAMG de forma a consolidá-lo no meio jurídico.

A criação da instituição no Vale do Aço vai promover benefícios não só para a cidade de Ipatinga, mas também para todos os municípios locais, como destaca o advogado Ferreira: "acredito que será um leque de positivas contribuições, pois a nova seccional será um pólo de concentração das colaborações individuais de todas as pessoas que lidam com as questões do direito na nossa região. Temos vários juízes (justiça estadual, federal e trabalhista), promotores de justiça, advogados com rica experiência, professores universitários, procuradores e brilhantes alunos. Todos poderão cooperar com ideias, sugestões práticas e críticas construtivas."

Nova seccional aposta em grandes parcerias

De acordo com o presidente da seccional do Vale do Aço, parcerias com os órgãos da cidade, faculdades e a OAB serão estimuladas e concretizadas. "No tocante à OAB percebo que será extremamente útil para os advogados e estudantes de direito um trabalho conjunto entre a seção e a Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil (ESA), haja vista o conjunto de objetivos institucionais semelhantes. Importante observar também que o IAMG tem por objetivo permanente incentivar a atualização dos métodos de trabalho dos advogados, escopo este que se coaduna com um dos fins institucionais da OAB, ou seja, o de pugnar pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas (art. 44 da lei 8.906/94)", aponta.

IAMG

Fundado em 7 de março de 1915, por um seleto grupo de juristas mineiros, o Instituto dos Advogados de Minas Gerais é a instituição do gênero mais antiga do estado. A ata de fundação da instituição registra a escolha, por unanimidade, do jurista Francisco Mendes Pimentel para primeiro presidente do IAMG. Por isso, o Instituto é carinhosamente chamado como Casa Mendes Pimentel. Foi a partir da criação do Instituto dos Advogados Brasileiros, no Rio de Janeiro, em 1843, que foi possível a fundação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e seções estaduais. Há diferenças pontuais entre a atuação do IAMG e da OAB: o Instituto se caracteriza mais pelo conhecimento e pela participação do advogado na vida social e política, como se espera de uma academia do conhecimento jurídico, ao contrário da OAB, que tem função mais representativa da classe e regulatória da atividade.

Desde sua criação, o Instituto dos Advogados se pauta no debate sobre temas diversos relacionados ao Direito, por meio da realização de palestras, congressos, simpósios e cursos. Momentos históricos do País contaram com a participação direta dos associados do Instituto, a exemplo do Manifesto dos Mineiros, em 1943, da CF/88 (Pronunciamento do Instituto sobre o Projeto de Constituição, coordenado por Raul Machado Horta) e dos estudos sobre o novo CC, em 2002 (lançamento do livro dos Enunciados do novo CC). Nos últimos dias, a instituição criou uma comissão especial que se dedica a estudar as alterações propostas para o Código de Processo Civil e também elaborar proposições para encaminhamento à Comissão de Juristas, nomeada pelo Senado para preparar o anteprojeto do novo código.

____________

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes