Segunda-feira, 20 de maio de 2019

ISSN 1983-392X

Lançamento - Morte na USP

Ada Pellegrini Grinover

quarta-feira, 24 de agosto de 2005

Lançamento

Morte na USP

A Editora Manole e a autora convidam para o lançamento do livro Morte na USP, de Ada Pellegrini Grinover.

Data: 27/8/2005

Horário: das 10h às 14h

Local: Buffet Colonial

Endereço: avenida Indianópolis, 300, Alameda dos Maracatins, 62, Moema, SP

Sinopse:

Universidade de São Paulo, ano de 1971: cinco homicídios sacodem a USP.

Duas funcionárias e três professores mortos, sem aparente ligação entre eles. A assinatura do assassino é uma corda utilizada para o estrangulamento ou deixada ao lado do cadáver. Serial killer? Conspiração contra a USP, nos anos de chumbo? Delito passional? O delegado Genofre Otero segue todas as pistas, com a colaboração da psiquiatra Valentina Amabile. Vários suspeitos surgem e são investigados. No flagrante de tentativa de mais um homicídio, emerge uma confissão, que não satisfaz o delegado. Uma professora da Faculdade de Direito torna-se afinal o centro das suspeitas e cede alguns fios de cabelo para um improvável exame de DNA, incipiente à época.

A narração é intercalada pelas falas do assassino, que prepara e executa cada crime cuidadosamente, e pela descrição de sua atuação antes, durante e depois dos homicídios.

A autora, professora da Faculdade da USP, brinca com a realidade da universidade daquela época e com o momento político e os órgãos de segurança, fielmente retratados. Atribui aos personagens heterônimos que não deixam de revelar sua verdadeira identidade. Serve-se também da técnica do paradoxo, para chegar ao final surpreendente, mas perfeitamente lógico.

A autora:

Ada Pellegrini Grinover, conhecida jurista, é titular da Cadeira n. 9 da Academia Paulista de Letras e tem dois livros de memórias publicados, ambos na 2ª edição: A menina e a guerra, da Editora Forense Universitária, ganhou um prêmio literário no Brasil e um na Itália, onde o livro foi traduzido, e A garota de São Paulo, Editora Arx. Publicou, também, contos e poemas na Revista da Academia Paulista de Direito e na Revista Brasileira, da Academia Brasileira de Letras.

________

patrocínio

Bradesco VIVO
Advertisement

últimas quentes