Segunda-feira, 23 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

TSE

Fotos de Britto e Lewandowski na Galeria dos ex-presidentes do TSE

Solenidade foi realizada nesta terça-feira, 29.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

No início da noite desta terça-feira, 29, ocorreu a solenidade de aposição dos retratos dos ministros Ayres Britto e Ricardo Lewandowski na galeria de fotos dos ex-presidentes do TSE. A cerimônia foi realizada no foyer da Corte, localizado entre o Auditório I e o Plenário, no subsolo do edifício-sede, em Brasília/DF.

O ministro Ayres Britto, atual presidente do TSE, esteve à frente da Corte Eleitoral de maio de 2008 a abril de 2010, tendo conduzido as eleições municipais de 2008. Depois de manifestar sua satisfação em ver sua foto aposta da galeria, o ministro proferiu discurso no qual relembrou sua gestão no TSE.

"Aqui aprendi que o Tribunal Superior Eleitoral é órgão de cúpula de um sistema nacional eleitoral que vitaliza, que tonifica, concretiza, enfim, o princípio da democracia representativa, embora vá além disso, porque episodicamente também vitaliza o princípio da democracia direta, como recentemente ocorreu com o plebiscito do Estado do Pará", destacou.

Ao finalizar seu discurso, o ministro Ayres Britto afirmou estar honrado em receber a homenagem prestada com a aposição de sua foto na galeria.

Já o ministro Ricardo Lewandowski, que presidiu o TSE de abril de 2010, ano de eleições gerais, a 18 de abril deste ano, disse inicialmente que a aposição de sua foto no mesmo momento do retrato do ministro Ayres Britto, seu antecessor na Corte Eleitoral, "é um privilégio".

"Quando ingressei nesta belíssima sala, que faz parte da obra prima do grande arquiteto universal Oscar Niemeyer e me deparei com o retrato dos distintos presidentes que passaram pelo comando desta Casa, não pude refrear o sentimento de quão passageira é a glória neste mundo!", disse. Segundo Lewandowski, esta rotatividade de comandos é importante, sobretudo numa República. "Que os comandantes das distintas instituições do Estado sejam efetivamente passageiros e cumpram com uma missão e a cumpram bem", completou.

O ministro Lewandowski ainda destacou o sucesso das Eleições 2010, sob a sua condução, da qual participaram cerca de 136 milhões de eleitores e cujo resultado para o cargo de presidente da República foi divulgado em tempo recorde: uma hora e quatro minutos após o encerramento da votação em todo o país.

patrocínio

Bradesco VIVO

últimas quentes