Quarta-feira, 21 de agosto de 2019

ISSN 1983-392X

Estudos demonstram como carências tecnológicas ainda afetam o trabalho dos advogados

quarta-feira, 19 de outubro de 2005


Estudos demonstram como carências tecnológicas ainda afetam o trabalho dos advogados

Dois estudos recentes demonstram como carências tecnológicas têm afetado o trabalho nos escritórios de advocacia. Elaborados por Microsoft, que desenvolve programa de treinamento para o setor, e Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas, responsável pelo ERP Law Office, os trabalhos são fonte obrigatória para os profissionais entenderem como será a atividade inserida no mundo informatizado.

A Lawsoft utiliza a tecnologia Smart Client® da Microsoft em seus projetos, com metodologia de programação MSF (Microsoft Solutions Framework) e desenvolvimento em plataforma.NET. Ela é a única empresa do mercado jurídico a ostentar a categoria de parceiro certificado pela Microsoft (Microsoft Certified Partner).

O Guia de Tecnologia da Microsoft relata como os profissionais do direito enfrentaram a aversão às novas tecnologias. Distribuído em cursos especiais para o setor, o estudo mostra que os advogados passam 70% do seu tempo à frente do computador, na tarefa de editar e armazenar textos. Essa característica de sua atividade torna a organização prévia dos locais de armazenamento da informação um fator imprescindível.

Já a pesquisa Gerenciamento de Atividades Jurídicas encomendada pela Lawsoft ao Instituto de Marketing e Pesquisas (Imep) apurou que 32,5% dos escritórios de advocacia de pequeno porte e 33,3% das empresas com departamentos jurídicos estruturados desconhecem softwares de gerenciamento de atividades jurídicas. Dos escritórios que conhecem tais softwares, 45,2% não os possuem e ainda controlam suas atividades através de fichas ou planilhas.

Diante da oportunidade, os empreendedores da Lawsoft decidiram investir no desenvolvimento de um verdadeiro ERP, concebido em conjunto por advogados e técnicos para ser usado pelos escritórios de advocacia ou pelos departamentos jurídicos das empresas.

O objetivo principal foi o de criar uma ferramenta para auxiliar escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas a se integrarem em tempo real, otimizar o tempo de horas não debitáveis e/ou não rentáveis, implementarem as melhores práticas de mercado (usando o modelo de escritórios brasileiros e norte-americanos) e aumentar a produtividade dos advogados e funcionários.

O investimento somou 23 mil horas de desenvolvimento do software e 2 milhões de reais. Atualmente, o Law Office® já está sendo utilizado por 120 profissionais da área.
____________

Sobre a Lawsoft

A Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas é uma empresa de desenvolvimento de softwares voltados ao auxílio organizacional e administração de escritórios de advocacia e de departamentos jurídicos de empresas com atividades no Brasil.

O principal executivo da empresa é Bento Ribeiro, administrador de empresas pela PUC/SP. Fundou e dirigiu a Helper Systems, empresa de desenvolvimento de sistemas para gerenciamento da área de ombudsman e CRM, hoje incorporada pela W3/Tecnidata. Foi também coordenador de TI da Y. Takaoka Empreendimentos.
____________

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco VIVO
Advertisement

últimas quentes