Segunda-feira, 25 de março de 2019

ISSN 1983-392X

Resultado do sorteio da obra Hegel, Carl Schmitt: o político entre a especulação e a positividade

A filosofia de Hengel pode ser aplicada nos dias de hoje

sexta-feira, 11 de novembro de 2005

Sorteio de Obra


Migalhas sorteou um exemplar do livro "Hegel, Carl Schmitt: o político entre a especulação e a positividade" (372p.), escrito pelo professor Jean-François Kervégan, gentilmente oferecido pela editora Manole. Confira abaixo o nome da ganhadora.

O interesse despertado nos dias de hoje pelo pensamento de Carl Schmitt leva em conta, sobretudo, a doutrina do Estado de direito e as representações liberais que formam sua base.

Sua adesão ao nacional-socialismo, conseqüência de sua reflexão teórica, provoca uma necessária discussão sobre seus argumentos.

Para Jean-François Kervégan, o conforto com a filosofia de Hegel revela os limites de seu postulado decisionista, segundo o qual a ordem normativa do direito repousa sobre uma decisão irredutível a toda racionalidade. Por outro lado, esse confronto esclarece o significado profundo da filosofia política de Hegel e permite aplicá-la à atualidade.

Jean-François-Kervégan é Professor da Université Panthéon-Sorbonne e Diretor da equipe Normes, Sociétés, Philosop bhnvhies.

___________

Ganhadora:

Manuella Damasceno Louzada, de Brasília/DF

 

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco

últimas quentes