Domingo, 20 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

PL 8.046/10

Novo CPC pode ser votado nesta terça-feira

A votação já estava prevista para a última quarta-feira, 10, porém foi retirada da pauta.

terça-feira, 16 de julho de 2013

A comissão especial da Câmara que analisa o projeto do novo CPC, PL 8.046/10, pode votar nesta terça-feira, 16, o parecer do relator, deputado Paulo Teixeira, sobre a proposta. A votação já estava prevista para a última quarta-feira, 10, porém foi retirada da pauta.

Para um grupo de juristas, não houve tempo suficiente para o debate necessário para correção das falhas constantes no texto do novo CPC, de modo que se for para ter um novo CPC, que ele "supere as expectativas", "que seja modelo internacional de legislação", por que "o Brasil não precisa de um bom CPC, isso ele já tem". Confira o texto.

Outros rebatem o argumento de que o PL não foi amplamente discutido. Para eles, "o projeto está maduro (...) No processo legislativo notoriamente se fez e se está fazendo o possível. Com a aprovação do texto, deveremos nos preocupar com um olhar panorâmico do sistema, que transcenda os limites do debate legislativo." Confira o texto.

Seguindo a mesma linha, para especialistas "não se poderá questionar o caráter democrático desse projeto, pois, ao longo destes quatro anos de intensos e profícuos debates, foram ouvidas instituições do sistema de Justiça, acadêmicos, operadores do Direito e a sociedade civil como um todo." Confira o texto.

Já outro grupo de juristas espera que "o novo CPC traga as suas inovações socialmente mais benéficas e que o Brasil, com o tempo, mude a sua matriz cultural de uma litigância excessiva para um padrão de litigância mais selecionada." Confira o texto.

leia mais

O novo CPC dará maior racionalidade ao sistema de Justiça

Teresa Arruda Alvim Wambier, Bruno Dantas, Alexandre Freire e Marcelo Guedes Nunes

Juristas dizem que projeto do novo CPC está maduro

A pressa e o projeto do novo CPC

Fernando da Fonseca Gajardoni, Andre Vasconcelos Roque, Luiz Dellore, Zulmar Duarte de Oliveira Junior, Marcelo P. Machado, Vitor Fonseca, Bento Herculano Duarte, Daniel Penteado de Castro, Andrea Caraciola, Elie Pierre Eid e Lúcio Flávio Siqueira de Paiva

Relatório do novo CPC pode ser votado na quarta

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes