Segunda-feira, 14 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Santo Ivo

19 de maio, dia de Santo Ivo, o padroeiro dos advogados

segunda-feira, 19 de maio de 2003

Santo Ivo, o padroeiro dos advogados

Há 750 anos, na Baixa Bretanha, nasceu Ivo. Aos 14 anos foi à Paris, onde cursou filosofia e teologia, direito civil e direito canônico. Ordenado sacerdote, por quatro anos foi juiz eclesiástico na diocese de Rennes. Era conhecido como o "Advogado dos Pobres".

Conquistou a estima de todos pela integridade de vida e pela imparcialidade de seus juízos. Ele próprio ia buscar nos castelos o cavalo, o carneiro roubado dos pobres sob o pretexto de impostos não pagos. No dia 19 de maio de 1347, Ivo foi canonizado.

A imagem do Santo, esculpida em madeira escura, é proveniente da França. A relíquia de Santo Ivo, certamente a única existente no Brasil, encontra-se na Capela Cripta do Santuário da Medianeira, constituindo-se um local de peregrinação permanente dos advogados de Santa Maria e do Rio Grande do Sul.

A OAB-SP, em parceria com a Aasp e o Iasp , promovem hoje (19/5), às 20 horas , missa em homenagem ao dia do advogado, data em que se comemora também o dia de santo Ivo, patrono da classe. A comemoração é uma tradição mantida há 35 anos, na Igreja de Santo Ivo, que fica no Largo da Batalha, 99, no Ibirapuera.

_______________

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes