Sábado, 23 de março de 2019

ISSN 1983-392X

OAB/RS e OAB/AP divulgam resultados do Exame de Ordem

x

sexta-feira, 18 de novembro de 2005

OAB/RS e OAB/AP divulgam resultados do Exame de Ordem

O segundo exame do ano realizado pela OAB/RS confirmou um recorde histórico e eliminou 75 de cada cem candidatos ao ofício da advocacia no Estado. A primeira etapa do exame (50 questões objetivas), que exigiu dos candidatos um mínimo de 25 questões corretas, foi a que derrubou a maioria dos bacharéis (69,4%).

A habilitação para a advocacia é medida na prova prática, quando os bacharéis escrevem e podem consultar os códigos. Nesta etapa, a aprovação foi de 80,6%. Ao divulgar o desempenho dos gaúchos, a OAB/RS omite o nome das instituições que tiveram maior ou menor aprovação dos ex-alunos. Para a Comissão de Exame de Ordem da entidade, fazer um ranking seria divulgar dados inconsistentes. Os resultados foram enviados para cada faculdade. As federais estão nas melhores posições em número de aprovados, conforme a Seccional, e pelo menos um curso não aprovou nenhum aluno no Estado.

Já na OAB/AP, de um total de 108 bacharéis que se inscreveram na primeira fase (prova teórica), somente 42 foram aprovados, o que representa um índice de 61,12% de reprovação.

Na primeira fase, após o julgamento dos recursos, foram considerados aptos a seguir para a segunda fase 90 bacharéis. Desses, 42 foram aprovados, o que representa um percentual satisfatório na avaliação do presidente da OAB/AP, Washington Caldas, uma vez que se nivela aos resultados alcançados nos outros Estados brasileiros. Se se levar em consideração somente os 90 candidatos que se submeteram à segunda etapa, o percentual de aprovação foi de 46,66%.

Washington Caldas esclarece que o número final de aprovados ainda pode aumentar após o julgamento dos recursos que estão sendo apresentados pelos candidatos reprovados. "Jamais me canso de dizer que o objetivo do Exame de Ordem não é aumentar aleatoriamente o quantitativo de advogados no Estado e tampouco dificultar o acesso ao mercado de trabalho, pois o objetivo maior da instituição é habilitar profissionais preparados para o exercício da profissão", afirmou ele.

___________________

patrocínio

Bradesco

últimas quentes