Sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

ISSN 1983-392X

O indicado de Lula para a vaga do Supremo é destaque na mídia

quinta-feira, 5 de janeiro de 2006

O indicado de Lula para a vaga do Supremo é destaque na mídia






Abaixo, a íntegra da matéria:

Presidente quer um petista numa das vagas do Supremo

Entre os cotados, estão Greenhalgh, Sigmaringa Seixas e Tarso Genro

Tânia Monteiro

BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está inclinado a indicar um petista para ocupar pelo menos uma das vagas que devem ser abertas no Supremo Tribunal Federal (STF) com a saída de três ministros ao longo deste ano. Entre os nomes cotados, de acordo com interlocutores que estiveram com Lula nos últimos dias, figuram os deputados Luiz Eduardo Greenhalgh (SP) e Sigmaringa Seixas (DF), além do ex-ministro Tarso Genro.

A primeira vaga no STF será aberta no dia 19, quando o ministro Carlos Velloso vai se aposentar compulsoriamente, ao completar 70 anos. Também devem deixar o Supremo este ano os ministros Nelson Jobim - que já tornou pública sua decisão de deixar a presidência do tribunal em março, indicando que pretende disputar as próximas eleições - e Sepúlveda Pertence, que tem dado demonstrações de que quer sair do STF em abril, embora pudesse permanecer até 2007.

Se essas expectativas se confirmarem, Lula terá nomeado, ao fim de seu mandato, 7 dos 11 integrantes do Supremo - já escolheu Cezar Peluso, Carlos Ayres Britto, Joaquim Barbosa e Eros Grau. A decisão, de qualquer forma, será tomada depois que o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, voltar de férias, por volta do dia 15.

Os três petistas mais cotados são advogados que se tornaram famosos com a política. As especulações sobre a substituição de Velloso, porém, incluem opções consideradas mais técnicas, como o jurista paranaense Luiz Fachin, o constitucionalista Luiz Roberto Barroso e o advogado-geral da União, Álvaro Augusto Ribeiro da Costa.

Fala-se até que uma das vagas pode ser ocupada por uma mulher. Um nome forte é o de Carmem Lúcia Antunes Rocha, embora ela enfrente resistência de Thomaz Bastos, que terá forte influência na escolha.

VOTAÇÃO

A bolsa de apostas está aberta e há indicações até de entidade de classe. A Associação dos Juízes Federais (Ajufe) abriu consulta na internet para saber qual seria o melhor nome para substituir Velloso na opinião de desembargadores, juízes, ministros dos tribunais e até do STF. Votaram 63% dos associados e foi escolhido Wladimir Passos de Freitas, um juiz federal, especialista em direito ambiental, que preside a 4ª Região do TRF, em Curitiba.

Embora Jobim não queira assumir de público suas pretensões, não há um político em Brasília, seja do PMDB ou não, que não aposte na sua candidatura.

O comentário é de que seu sonho é chegar ao Planalto. Mas num acerto partidário ele poderia ser vice numa chapa com o presidente Lula. Como o prazo final de filiação, no seu caso, é dia 3 de abril, Jobim vai escolher um partido assim que deixar o Supremo. Certamente será o PMDB, que já o abrigou. ?

_________

* Fonte : O Estado de S. Paulo, 5 de janeiro de 2006
____________

patrocínio

Bradesco VIVO

últimas quentes