Segunda-feira, 20 de maio de 2019

ISSN 1983-392X

Casa nova

Novo prédio da OAB/SP será inaugurado dia 25

Edifício fica localizado na Rua Maria Paula, 35, esquina com a Avenida Brigadeiro Luis Antônio.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Depois de quase 60 anos, a OAB/SP deixará seu tradicional endereço na Praça da Sé, 385 para ocupar um novo prédio à Rua Maria Paula, 35, esquina com a Avenida Brigadeiro Luis Antônio. A inauguração está agendada para 25 de agosto, às 11h, e este será o endereço de referência da advocacia paulista que, em 1955 (data de inauguração do prédio atual), somava cerca de 3 mil advogados e 21 conselheiros e hoje totaliza 350 mil advogados inscritos e um conselho seccional composto por 180 membros.

"Trata-se de mais uma conquista para advocacia paulista, que terá uma sede digna e condizente com sua grandeza e que foi inteiramente financiada com recursos do Conselho Federal da OAB, para aquisição, reforma e mobiliário", afirmou Marcos da Costa, presidente da Ordem paulista.

O projeto começou a tomar forma no início de 2012, quando a OAB/SP concretizou a aquisição do edifício na gestão do então presidente Luiz Flávio Borges D'Urso. Naquele mesmo ano foi concluída a primeira fase, em que se deu o desenvolvimento de projetos (estrutural e arquitetônico) e a regularização da obra com os órgãos públicos.

Durante o ano de 2013 e primeiro semestre de 2014, o prédio foi retrofitado para preservá-lo, mas também para transformá-lo em um edifício moderno, confortável, seguro, funcional e tecnologicamente atualizado. Ao longo do processo de retrofit (modernização de edificações antigas) houve troca dos sistemas hidráulico e elétrico e recuperação da fachada, mantendo as características do frontispício original.

O prédio tem 3.300 metros quadrados de área construída, em uma torre de 11 andares e um terraço no 12º andar, onde era originalmente a sala de máquinas e zeladoria. Concentrará as atividades institucionais da OAB/SP, atualmente locadas na Praça da Sé, que terá uma ocupação mais voltada à educação jurídica. A nova sede da OAB/SP ampliará sua infraestrutura de atendimento, terá novo auditório, plenário para os conselheiros, sala VIP mais ampla, cafeteria, áreas destinadas a eventos e para receber autoridades.

Primeiro Presidente

Por proposta de Marcos da Costa, o novo prédio receberá o nome do primeiro presidente da OAB/SP, Plínio Barreto. Formou-se em Direito no Largo São Francisco (Turma de 1902), e foi advogar no interior, em Araras. Quando retornou a São Paulo, estabeleceu sua banca, onde continuou a militar na profissão. Tinha sólidos conhecimentos jurídicos e deixou livros e pareceres na área do Direito Processual Penal.

___________________

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco VIVO
Advertisement

últimas quentes