Segunda-feira, 20 de maio de 2019

ISSN 1983-392X

Promoção

Resultado do sorteio da obra "Introdução à teoria e à filosofia do Direito"

A obra posiciona tanto o calouro que ensaia os primeiros passos no universo da juridicidade, quanto o profissional que se lança nos tortuosos caminhos da pós-graduação.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

A obra "Introdução à teoria e à filosofia do Direito" (Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais – 2ª edição – 528p.), de Georges Abboud, do escritório Nery Advogados, Henrique Garbellini Carnio e Rafael Tomaz de Oliveira, representa um marco de inovação no modo como são apresentadas as questões relativas à literatura propedêutica no Direito.

Muitos são os desafios enfrentados por aqueles que se dedicam a estudar e ensinar a Filosofia e a Teoria do Direito. Tais desafios dizem respeito tanto às dificuldades próprias de quem se inicia no estudo do Direito e na leitura dos textos jurídicos, quanto naquelas vivenciadas por profissionais já experimentadas, mas que, por alguma razão, se distanciaram do enfrentamento dos temas e das questões próprias dessa seara do conhecimento jurídico.

Esta obra se pretende, nesse sentido, como um grande guia de leitura opta a posicionar corretamente, tanto o calouro que ensaia os primeiros passos no universo da juridicidade, quanto o profissional que se lança nos tortuosos caminhos da pós-graduação, no interior do discurso teórico-filosófico articulado contemporaneamente no campo do Direito.

Para alcançar tal objetivo, os autores não se limitam à reprodução acrítica de conteúdos acumulados pela história da filosofia ou à apresentação de um caleidoscópio das mais diversas possibilidades teóricas para enfrentamento dos problemas jurídicos. Ao contrário, através de uma abordagem diferenciada e corajosa, o leitor é convidado à reflexão crítica do conteúdo que compõe cada um dos tópicos que guarnecem a estrutura da obra.

A questão estrutural também é um ponto de destaque deste trabalho. A proposta dos autores é trabalhar as questões relativas à filosofia do direito à teoria do direito a partir do eixo fundamental de três perguntas básicas: O que é Direito? O que fundamenta o Direito? Como são decididas as questões jurídicas?

O resultado das respostas apresentadas é um texto denso, fulcral e, ao mesmo tempo, dotado da necessária inspiração pedagógica que deve guiar os trabalhos que se pretendem como introdutórios. A obra, portanto, representa um marco de inovação no modo como são apresentadas as questões relativas à literatura propedêutica no Direito.

Sobre os autores :

Georges Abboud é doutor e mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/SP. Professor do mestrado e doutorado da Fadisp. Advogado sócio do escritório Nery Advogados.

Henrique Garbellini Carnio é doutor e mestre em Filosofia do Direito pela PUC/SP. Professor do mestrado e doutorado da Fadisp. Advogado.

Rafael Tomaz de Oliveira é doutor e mestre em Direito Público pela Unisinos/RS. Professor do programa de pós-graduação em Direito da Unaerp. Advogado.

_________

Ganhadora :

Claudia Cristina Lopes, de São Caetano do Sul/SP

__________

EDITORA REVISTA DOS TRIBUNAIS LTDA

Nery Sociedade de Advogados

patrocínio

Bradesco VIVO
Advertisement

últimas quentes