Domingo, 22 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

Promoção

Resultado do sorteio da obra "Percepção do Intangível"

Obra como resultado de pesquisa realizada no mestrado do programa de pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

A obra "Percepção do Intangível" (Arraes Editores – 114p.), de Yussef Daibert Salomão de Campos, tem como objetivo principal apontar o estudo da relação entre identidade social e patrimônio cultural.

O livro aborda a identidade social como legitimadora da proteção do patrimônio cultural, em todas suas categorias, e demonstra que não se deve montar uma pirâmide hierárquica entre as categorias do patrimônio. A identidade nacional é formada por várias identidades locais e entendida como conceitos construídos a partir de uma pirâmide hierárquica entre as categorias do patrimônio cultural.

O autor busca mostrar da maneira que a lei age como instrumento construtor de comunidades imaginadas e a análise da legislação pertinente, assim como na comparação entre a legislação brasileira, em especial a mineira, e a argentina.

Através dessa investigação, será visto que o patrimônio cultural é um campo de conflito entre identidades e que as práticas públicas nessa área são reflexos desse embate.

Sobre o autor :

Yussef Daibert Salomão de Campos é doutorando em História. Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural em UFPel. Especialista em Gestão do Patrimônio Cultural.

__________

Ganhador :

Fernando José dos Santos de Cambuí/ MG

__________

Arraes Editores

patrocínio

Bradesco VIVO

últimas quentes