Sábado, 19 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Promoção

Resultado do sorteio da obra "A Reintegração Social dos Cidadãos-Egressos"

A obra contempla a importância do trabalho às pessoas e sua ampla proteção pelo sistema jurídico brasileiro.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

A obra "A Reintegração Social dos Cidadãos-Egressos" (Atlas – 180p.), de Rodrigo Felberg, reflete como a reação social, pautada por preconceito e discriminação, constitui-se em relevante fator vitimando a sociedade.

O autor analisa a hipertrofia da sanção penal ao término do cumprimento da pena, em meio a um processo de categorização estigmático dos cidadãos-egressos. É explorada a maneira como continuam a ser punidos e tendo seus direitos afetados, diante de uma avaliação negativa de sua identidade social.

O texto contempla a importância do trabalho às pessoas e sua ampla proteção pelo sistema jurídico brasileiro, demonstrando a necessidade de se garantir a fruição desse direito aos cidadãos-egressos, por meio de discriminação positiva. É abordado também a aplicação do regime de cotas aos cidadãos-egressos, tendo em vista as suas características peculiares e as recentes decisões do STF sobre o tema.

Por fim, o autor idealiza alterações na ordem constitucional e infraconstitucional, em âmbito federal e estadual, visando ao estabelecimento de reserva percentual de vagas de trabalho aos reclusos, cumpridores de medidas alternativas e egressos do sistema penitenciário nas obras e serviços contratados mediante processo de licitação pública.

Sobre o autor :

Rodrigo Felberg é advogado criminalista. Doutor e mestre em Direito Político e Econômico pela Mackenzie e graduado pela PUC/SP. Professor de Direito Penal, Direito Penal Econômico e Direito Processual Penal da Mackenzie.


__________

Ganhador :

Gustavo Monteiro Fantinatti, de SP

__________

EDITORA ATLAS SA

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes