MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Vaccari Neto terá assistência de advogado em depoimento na CPI da Petrobras
Garantias

Vaccari Neto terá assistência de advogado em depoimento na CPI da Petrobras

Depoimento está marcado para esta quinta-feira, 9.

Da Redação

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Atualizado às 08:29

O ministro Teori Zavascki deferiu liminar nesta quarta-feira, 8, para que o secretário de finanças do PT, João Vaccari Neto, possa ter assistência de advogado durante seu depoimento na CPI da Petrobras. Ele também não poderá ser obrigado a assinar termo de compromisso de dizer a verdade, e terá o direito de não se autoincriminar. A declaração está prevista para esta quinta-feira, 9.

A defesa de Vaccari, realizada pelo advogado Luiz Flávio Borges D 'Urso (D'Urso e Borges Advogados Associados), impetrou HC, pedindo garantias em seu depoimento como testemunha na CPI da Petrobras, conduzida pela Câmara.

De acordo com o pedido, o secretário de finanças responde a processo criminal sobre o mesmo tema da CPI, assim não poderia depor na posição de testemunha, sob pena de se ferir o direito constitucional a não se autoincriminar.

O ministro verificou plausibilidade na pretensão de Vaccari, no sentido de ter, por parte da CPI, "o tratamento próprio da sua condição de investigado, sob pena de violação grave a direito fundamental".

"Independentemente a que título o paciente tenha sido convocado para depor, não parece haver dúvida de que figura na condição de investigado e réu em procedimento criminal destinado a apurar fatos correspondentes, centrados em crimes praticados em detrimento do patrimônio da Petrobras."

Veja um trecho da decisão:

"...defiro o pedido de liminar, para garantir ao paciente o direito de: (a) ser assistido por advogado e de, com este, comunicar-se; (b) não ser obrigado a assinar o termo de compromisso de dizer a verdade, sem sofrer com isso qualquer medida privativa de liberdade; e (c) não se autoincriminar. Comunique-se, com urgência, ao Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a apurar "supostas irregularidades praticadas no âmbito de contratos firmados entre Petrobras e diversas empreiteiras" ("CPI da Petrobras"). Solicitem-se informações. Após, à Procuradoria-Geral da República. Publique-se. Intime-se."

__________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas