Quinta-feira, 21 de março de 2019

ISSN 1983-392X

Resultado do sorteio da obra "Tutela Penal nas Atividades Nucleares"

terça-feira, 14 de março de 2006


Sorteio de Obra


Migalhas sorteou um exemplar do livro "Tutela Penal nas Atividades Nucleares" (278 p.), escrito por Viviane Martins Ribeiro, gentilmente oferecido pela editora RT – Revista dos Tribunais. Confira o ganhador abaixo.


Trata-se de bem lançado estudo versando sobre a utilização da energia nuclear e dos rádios isótopos, e a sua imprescindível tutela jurídica constitucional e penal. Não é necessário por em evidência a importância do controle formal jurídico-penal da manipulação da energia nuclear, haja vista a gravidade de seus nefastos efeitos para o ser humano e o ambiente como um todo.

Nessa área, em especial, é preciso que se aprenda a gerar o risco (compreendê-lo, prevê-lo, aceitá-lo e reduzi-lo), no intuito de empregar bem e corretamente a energia nuclear e evitar catástrofes. Sem deixar de enfrentar os problemas decorrentes da desastrada legislação penal brasileira nessa seara, sempre agasalhando uma linha político-criminal vinculada aos postulados fundamentais do Estado Democrático do Direito, e, em especial com grande cientificidade aborda no trato da matéria todas as categorias dogmáticas e suas mais diversas nuances. O cotejo feito, com propriedade, entre a Lei 6.453/1977 e Lei 9.605/1998, é exemplo claro disso.


Viviane Martins Ribeiro
é mestre em Direito Penal pela Universidade Estadual de Maringá, professora de Direito Penal e Sociologia Jurídica e membro da Associação Brasileira de Professores de Ciências Penais.
_________________


Ganhador:


Sérgio Bortolotto
, da Usina São João, de Araras/SP 

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco

últimas quentes