Domingo, 18 de agosto de 2019

ISSN 1983-392X

Desembargadora assume o TRF da 1ª Região

quarta-feira, 19 de abril de 2006


Desembargadora assume o TRF da 1ª Região

A cúpula do do Poder Judiciário brasileiro ganhará, a partir de hoje, mais uma representante feminina. A desembargadora Assusete Dumont Reis Magalhães assumirá a presidência do Tribunal Regional Federal  da 1ª Região. Natural de Serro, em Minas Gerais, Assusete será a primeira mulher a comandar o TRF da 1ª Região, o maior tribunal regional federal do país, com jurisdição sobre 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal.


A desembargadora atua na Justiça Federal desde 1984, quando ingressou na Seção Judiciária de Minas Gerais. Já integrou o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal e trabalhou na Delegacia Regional do Trabalho de Minas Gerais. Antes de ser eleita presidente, era corregedora-geral da Justiça Federal da 1ª Região.


Independente


Formada em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, é graduada também em letras. Colegas a definem como uma desembargadora independente. A posse de Assusete aumentará a participação feminina nos quadros mais importantes do Judiciário, no ano em que, pela primeira vez, uma mulher — a ministra Ellen Gracie — está à frente do mais importante tribunal do país, o STF.


Dados divulgados pela OAB e pelo Ministério Público indicam que o número de mulheres que atuam na Justiça vem crescendo nos últimos anos. Em 2005, por exemplo, das 143 mil pessoas que se graduaram em Direito, 44% eram mulheres.
____________

Fonte: Correio Braziliense

patrocínio

VIVO

últimas quentes