MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF da 5ª região suspende reintegração de posse da Faculdade de Direito do Recife
PEC dos gastos

TRF da 5ª região suspende reintegração de posse da Faculdade de Direito do Recife

Desembargador derrubou lininar que determinou o fim da ocupação dos estudantes contra a PEC do teto dos gastos.

Da Redação

domingo, 13 de novembro de 2016

Atualizado às 13:34

O TRF da 5ª região derrubou a liminar que determinava a reintegração de posse da Faculdade de Direito do Recife, da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. A decisão é do desembargador Carlos Rebêlo Júnior e foi proferida neste sábado, 12, após pedido da Defensoria Pública da União em Pernambuco, que foi acionada pelos estudantes que ocupam o prédio desde a noite de quinta-feira em protesto contra a PEC do teto dos gastos da União (PEC 55/16), em tramitação no Senado.

Na sexta-feira, 11, a DPU/PE pediu a suspensão da liminar concedida pela juíza Joana Carolina Lins Pereira, da 12ª vara Federal, no mesmo dia. O mandado obrigava os estudantes a desocuparem o prédio imediatamente ou, no mínimo, fixar um "prazo razoável para a desocupação", sob pena de pagamento de multa diária de R$ 1 mil para cada manifestante.

No recurso, a DPU argumentou que a ocupação do prédio "ocorre de forma pacífica e ordeira, sem qualquer dano ao patrimônio público", respondendo à preocupação que fundamentou a ação movida pela UFPE e acatada pela juíza Federal, que expediu o mandado de reintegração de posse. O movimento é contrário à PEC do teto dos gastos públicos da União. Ela foi aprovada na Câmara dos Deputados como PEC 241 e seguiu para o Senado como PEC 55.

Atualização

A decisão foi confirmada na segunda-feira, 14, pelo desembargador Federal Cid Marconi, que acatou o pedido porque um acordo de desocupação pacífica está em negociação entre a reitoria e os manifestantes. Os estudantes devem desocupar consensualmente o prédio na próxima sexta-feira, 18, desde que a instituição atenda a reivindicações, entre elas a extinção do processo de reintegração.