Segunda-feira, 22 de julho de 2019

ISSN 1983-392X

Ñe’ë Ryru Avañe’ë

Migalhas sorteia dicionário de Guarani

terça-feira, 2 de setembro de 2003

Sorteio de obra

O último dia 20 de agosto representou uma data histórica para o Judiciário brasileiro. Foi realizada a primeira audiência trabalhista numa aldeia indígena Jagupiru, localizada em uma reserva indígena próxima a Dourados/MS, onde vivem índios de várias etnias.

Aproximadamente 200 povos indígenas vivem no Brasil divididos em seis troncos lingüísticos. Para conhecer um pouco mais de nossas raízes indígenas, Migalhas sorteia o exemplar da obra "Ñe’ë Ryru Avañe’ë – Dicionário de Guarani", oferecida pela autora Cecy Fernandes de Assis.

O Avañe’ë, ou Guarani, pertence ao tronco lingüístico Tupi, é o idioma falado antes do descobrimento da América e a língua materna de aproximadamente 40.000 índios no Brasil.

A obra registra o modo de falar, a cultura, flora e fauna dos guarani(s) do Brasil, Paraguai e Argentina, compõe 5.713 verbetes, mais apêndice gramatical. É um dicionário de sinônimos, frases, registros de neologismos e empréstimos que caracterizam novas realidades sociais e culturais de uma língua viva falada por índios e não índios.

______________

Ganhador:

 Daniel Gonçales Bueno de Camargo, do Consulado da Cidadania

________

informativo de hoje

patrocínio

VIVO

últimas quentes