Domingo, 19 de maio de 2019

ISSN 1983-392X

CPI do narcotráfico entrega para OAB/SP fita e relatório contendo conversas entre Marcola e seu advogado

X

segunda-feira, 3 de julho de 2006

Crime organizado

CPI do narcotráfico entrega para OAB/SP fita e relatório contendo conversas entre Marcola e seu advogado

 

O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP, Braz Martins Neto, e o diretor-tesoureiro da Ordem, Marcos da Costa, receberam no dia 29/6, do sub-relator da CPI do Tráfico de Armas, Raul Jungmann, cópia da fita gravada em 2003 no Parlatório do Presídio de Presidente Bernardes, na qual figura uma entrevista entre Marcos Camacho, o Marcola, líder de facção do crime organizado, e seu advogado, Mário Sérgio Mungioli. Também foi entregue um relatório, no qual são descritas as mensagens trocadas entre advogado e cliente, que caracterizariam comunicação destinada a membros do crime organizado.

“A tendência do crime organizado é cooptar o advogado. O que solicitamos basicamente à OAB é que talvez seja preciso uma supervisão mais próxima e continuada ao Tribunal de Ética e maiores cuidados junto aos advogados que atuam com o crime organizado e deixam de realizar seu trabalho e passam a atuar com a quadrilha. Agora, como sempre é necessário muita cautela e como sempre é fundamental entender que a OAB e os advogados são nossos parceiros. Nós não estamos aqui para incriminar nada. O comportamento (da OAB) até aqui foi exemplar a esse respeito. Eu diria até que viria aqui, mesmo se não precisasse entregar a fita, para prestar uma homenagem a OAB SP . Ela foi célere, ela foi séria e ela tomou as providências. A gente quer uma convergência, uma parceria. Se você não tiver sinergia e convergência para combater o crime organizado, nós não vamos sair dessa situação que estamos”, afirmou Jungmann.

O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP, Braz Martins Neto, afirmou que os documentos entregues pela CPI do Tráfico de Armas, serão analisados pelo TED e caso não constem do procedimento ético-disciplinar em curso na OAB SP contra o advogado, serão anexadas ao processo.

No vídeo, o advogado está de costas e Marcola, de frente, no parlatório. Eles travam uma conversa de quase uma hora e meia, que é ininteligível, mas durante esse tempo o advogado vai mostrar, de maneira discreta para o Marcola, uma série de questões. Ele concorda ou discorda, fazendo sinais.

______________

patrocínio

Bradesco VIVO
Advertisement

últimas quentes