Terça-feira, 23 de outubro de 2018

ISSN 1983-392X

Fraude

Detran/DF terá de substituir placa clonada de veículo

Proprietária teve negado pedido de indenização por danos morais.

domingo, 14 de janeiro de 2018

O juiz de Direito Enilton Alves Fernandes, da 3ª vara do Juizado Especial da Fazenda Pública do DF, condenou o Detran/DF a substituir a placa de um automóvel que foi clonada. A fraude gerou multas de trânsito à proprietária do veículo.

Em 2016, a dona do carro passou a receber diversas multas de trânsito, mas os locais em que ocorriam as infrações não correspondiam às vias nas quais ela trafegava. A requerente buscou a solução para o problema na esfera administrativa e ficou comprovado que havia ocorrido a clonagem da placa de seu veículo.

A fraude foi reconhecida pelo Detran/DF. Porém, as multas continuaram a ser aplicadas à proprietária, que ingressou com ação na Justiça contra o órgão pleiteando a alteração da placa de seu veículo, a nulidade dos autos de infração e condenação por danos morais.

Ao julgar o caso, o juiz de Direito Enilton Alves Fernandes, titular da 3ª vara do Juizado Especial da Fazenda Pública do DF, citou o artigo 115 do CTB, que estabelece que as placas não podem ser reaproveitadas e devem ser individualizadas para cada automóvel. O magistrado também ponderou que a adulteração não pode acarretar infrações de trânsito ao proprietário do veículo, o qual é vítima de ato fraudulento.

"Entendo que o proprietário de veículo, vítima de fraude, não pode ser compelido a permanecer eternamente vinculado a infrações de trânsito ou a eventuais infrações criminais perpetradas com a utilização do bem clonado, obrigando-se a se defender, indefinidamente, de imputações irregulares."

Assim, condenou o Detran/DF a substituir a placa clonada do veículo da reclamante. Quanto ao pedido de indenização por danos morais, no entanto, entendeu que a conduta do Detran não caracterizou violação aos direitos de personalidade da autora, negando a condenação.

Confira a íntegra da sentença.

patrocínio

VIVO
Advertisement

últimas quentes