Quarta-feira, 20 de novembro de 2019

ISSN 1983-392X

Resultado do sorteio da Obra "Democracia Participativa e Opinião Pública"

quarta-feira, 2 de agosto de 2006


Sorteio de Obra


Migalhas sorteou dois exemplares do livro "Democracia Participativa e Opinião Pública" (278 p.), escrito por Alberto Antonio Zvirblis, gentilmente oferecido pela editora RCS. Confira os ganhadores abaixo.


O presente estudo iniciou-se com a origem do Estado na abordagem das diversas teorias, passando pelo absolutismo de Thomas Hobbes e em oposição Locke, partindo, como Hobbes, do estado da natureza e do contrato original, mas dando-lhe uma versão com a distinção do poder legislativo e do poder executivo para justificar o direito de resistência e insurreição não pelo desuso, mas pelo abuso do poder por parte das autoridades.


Em seguida, o estudo de Jean-Jacques Rousseau através de sua obra clássica O Contrato Social, com sua teoria contratualista, através de um consentimento necessariamente unânime.


Passa-se ao estudo da evolução da soberania até os dias hodiernos, com enfoque da questão do Tratado de Maastricht, consagrando a União Européia, em que os Estados soberanos abdicaram de sua moeda nacional com a introdução do euro. E com incidência da globalização, os governos perdem a margem de manobra em suas relações ao comércio mundial.

Mas no plano interno a soberania não sofre qualquer restrição, analisando-se, em função da Constituição de 1988, a Federação, com a concessão de status de membro da Federação aos municípios.
_________________

Ganhadores:


-Marcela Rocha Dantas Bahia, de Formiga/MG


-Ademir Pedro Pelizari, de Santo Antonio da Platina/PR


 

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes