Segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

ISSN 1983-392X

Resultado do sorteio da obra "Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas"'

A obra trata de todos os problemas que envolvem o incidente de resolução de demandas.

quarta-feira, 25 de julho de 2018

O livro "Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas" (Thomson Reuters – Revista dos Tribunais – 190p.), de Luiz Guilherme Marinoni, aborda a decisão de questão idêntica x Precedente.

A obra pretende demonstrar que a decisão do incidente, ao resolver questão prejudicial à tutela de direitos múltiplos, não pode ser vista como um precedente, mas como uma decisão que proíbe a relitigação da questão resolvida nas demandas repetitivas e, assim, afeta todos aqueles que estão inseridos na situação conflitiva concreta que lhes deu origem; Ora, quando se decide para muitos é indispensável conferir a todos o direito de influenciar o Juiz ou de falar perante a Corte, ainda que mediante um representante adequado.

Diante disso, evidencia-se a imprescindibilidade de viabilizar a participação dos legitimados à tutela dos direitos dos litigantes excluídos para que se não seja violado o devido processo legal.

Nessa dimensão, o livro trata de todos os problemas que envolvem o incidente de resolução de demandas. São analisados os pressupostos e as várias fases do procedimento do incidente.

Sobre o autor:

Luiz Guilherme Marinoni é advogado, parecerista e professor. Membro do Conselho Consultivo do IBDP, da IAPL, diretor do IIBDP e vice-presidente da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional.

__________

Ganhador:

Ricardo dos Santos Martins, de Aquidauana/MS

informativo de hoje

patrocínio

Advertisement VIVO

últimas quentes