Segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

ISSN 1983-392X

Promoção

Resultado do sorteio da obra "Direito Comercial no Brasil"

A obra discute a importância do Direito Comercial para a economia e sociedade brasileira, bem como analisa sua valorização, função e perspectivas futuras no País.

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

tO livro "Direito Comercial no Brasil" (Juruá – 275p.), de Paulo Cesar Busnardo Junior, advogado sócio da Peregrino Neto Advogados, retrata a regulação do comércio no Brasil, explicando as contribuições do Direito Comercial para o desenvolvimento econômico e social do País.

O Direito Comercial ajudou a construir a própria identidade brasileira, acompanhando o processo de industrialização e urbanização do País ao longo do último século. Se a legislação comercial do início do século XXI é esparsa e fragmentária, assim foi também, de certo modo, a evolução do próprio Brasil ao longo dos últimos 200 anos: não foi uma evolução linear, organizada, mas sim com diversas marchas e contramarchas, crises cíclicas e momentos de prosperidade, não raro com a exclusão da pobreza para as margens das cidades e acentuados problemas de desigualdade social.

Houve momentos em que a evolução política do Brasil impactou diretamente a formação do direito comercial, quando por exemplo o direito societário serviu como importante ferramenta para a implementação de políticas públicas. O Direito Comercial brasileiro precisa dar conta de regular adequadamente um dos maiores mercados do mundo, balanceando os valores da eficiência e da competitividade empresarial com outros valores democráticos advindos da ordem econômica da Constituição de 1988, tornando o Brasil um país cada vez mais forte e competitivo na economia globalizada.

 

Sobre o autor:

Paulo Cesar Busnardo Junior é advogado sócio da Peregrino Neto Advogados. Graduado em Direito pela UFPR e pós-graduado em Gestão de Direito Empresarial pela FAE Business School. Exerce a advocacia, principalmente, na área do Direito Comercial, atuando também nos ramos do Direito Societário, dos Contratos, da Propriedade Intelectual, Imobiliário e da Tecnologia da Informação.

__________


Ganhador:

João Felippe Sampaio, de Curitiba/PR

__________

patrocínio

Advertisement VIVO

últimas quentes