Segunda-feira, 18 de março de 2019

ISSN 1983-392X

Eleições OAB 2018

SP: Sergei Cobra lança chapa 16 – "OAB pra você" nesta segunda-feira

Evento ocorre no Club Homs, em São Paulo, às 19h.

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

O advogado criminalista Sergei Cobra oficializa sua candidatura a presidência da OAB/SP nesta segunda-feira, 12. O lançamento oficial da chapa 16 – "OAB pra você" será às 19h, no Club Homs, na Av. Paulista, 735 – bairro da Bela Vista, São Paulo/SP.

t

Sergei encabeça a chapa, tem como vice o advogado João Biazzo e também recebe o apoio do advogado Anis Kfouri. Os três foram concorrentes na eleição de 2015 e, desta vez, uniram forças. As eleições são para o triênio 2019-2021 e estão marcadas para o próximo dia 29 de novembro. A diretoria da chapa é composta também por Gabriel Marciliano Junior (secretário–Geral), Camila Pellegrino Silva (secretária adjunta), e Juliana Ogawa (tesoureira).

O apoio efetivo na defesa das prerrogativas dos advogados, a valorização do profissional e a transparência na gestão da OAB são as principais bandeiras da chapa 16 – "OAB pra você".

“A OAB/SP tem que estar voltada para a defesa dos advogado(a)s e à frente na defesa da sociedade. É preciso uma defesa rápida e contundente contra as violações de prerrogativas e também de forma preventiva. Vamos dar um basta na era do desrespeito”, afirma Sergei Cobra. Ele também se compromete a recuperar o prestígio que a OAB outrora teve quando era referência da sociedade.

Sobre as prerrogativas, Sergei destaca que, hoje, a denúncia dos colegas passa por um ritual burocrático e pouco eficaz de reação da Entidade. Para mudar esta realidade, a chapa propõe a criação de uma procuradoria de prerrogativas com advogados contratados pela OAB/SP exclusivamente para esse fim. Também pretende manter a presença efetiva da OAB paulista nas corregedorias, no CNJ e no CNMP para os casos de abuso.

“Acreditamos que apenas promover desagravos nunca foi o suficiente. Com a procuradoria, a violação terá uma resposta imediata e os violadores de prerrogativas terão que recuar ou passarão a ser processados”, explica Sergei. Ele antecipa que o associado contará também com o “WhatsApp das prerrogativas”. Outra ação será colocar um advogado plantonista nos fóruns para agir contra as ofensas às prerrogativas profissionais.

Sergei se compromete ainda a acabar com a reeleição por considerar salutar a alternância e a renovação do comando da OAB/SP. Com isso, promove o surgimento de novas lideranças e evita a perpetuação no poder. Outra proposta do candidato é ampliar o mercado de trabalho da advocacia. A chapa 16 propõe ainda implementar um portal da transparência para que os associados acompanhem, em detalhes, a prestação de contas da entidade.

Criminalista com mais de 20 anos de advocacia, Sergei disputou a OAB-SP pela primeira vez em 2015, quando obteve 25 mil votos. O vice, Biazzo, também disputou, naquele ano, a vaga de presidente, obtendo 15 mil votos. Já o advogado Anis Kfouri, que também concorreu há três anos, obteve, na época, 9 mil votos.

Inovação

Sergei Cobra e João Biazzo inovaram com uma chapa que é a única da OAB/SP a cumprir, antecipadamente, uma exigência do Conselho Federal para 2021: tem 30% de advogadas em cargos diretivos. Com isso, a seccional de São Paulo poderá eleger, pela primeira vez na sua história, uma mulher na presidência da CAA/SP: Maria Odete Duque Bertasi, ex-presidente do IASP.

Segundo a chapa, a advocacia de São Paulo é feminina. Na faixa dos 40 anos, 56% são mulheres; até os 25 anos, o percentual sobe para 63%. E, entre os estagiários, a quantidade de advogadas é o dobro de homens. Apesar dessa constatação, as mulheres não têm representatividade na OAB/SP.

Conheça os candidatos a presidente e vice-presidente da OAB/SP pela chapa 16:

Sergei Cobra: Formado em Direito pelo Mackenzie, Sergei Cobra é advogado criminalista há mais 20 anos. Filho da ex-deputada e também advogada criminal Zulaiê Cobra Ribeiro, autora da reforma do Judiciário que criou o Conselho Nacional de Justiça. Foi conselheiro da OAB/SP, presidente da Comissão de Prerrogativas (2007-2009), corregedor do Tribunal de Ética e Disciplina e diretor da CAA/SP (2010-2014). Também foi professor de Ética e Prerrogativas e Prática Penal da Faculdade de Direito da FAAP- Fundação Alvares Penteado, entre 2007 e 2014. Em 2015, foi candidato à presidência da OAB/SP e obteve 24.355 mil votos.

João Biazzo: Formado em Direito pela Faculdade de Direito de São João da Boa Vista, São Paulo, é pós-graduado em Gestão de Serviços Jurídicos pela FGV e, ainda, é mestre em Direito Civil formado pela PUC/SP. Atualmente, é sócio do ASBZ Advogados, com vasta experiência na área de Contencioso Cível. Em 2003, foi cofundador do Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia – CEAE, sendo vice-presidente por dois mandatos. Eleito pelo Anuário Análise Advocacia como um dos advogados mais admirados na área de Direito do Consumidor. Em 2015, foi candidato à presidência da OAB/SP e alcançou 14.358 votos.

___________________

t

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco

últimas quentes