Sexta-feira, 24 de maio de 2019

ISSN 1983-392X

Autores de homicídio e distúrbios da personalidade

O que leva uma pessoa ao desvio comportamental

quinta-feira, 30 de outubro de 2003

Sorteio de Obra

 

Migalhas tem o prazer de sortear um exemplar do livro "Autores de homicídio e distúrbios de personalidade" (118p.), de autoria da ilustre procuradora, Dra. Ana Paula Zomer Sica, oferecido gentilmente pela Editora Revista dos Tribunais.

Quando se analisa o fenômeno homicídio, uma das questões mais freqüentemente abordadas é a das suas razões. Para explicar o que leva uma pessoa ao desvio comportamental, a criminologia moderna adota uma abordagem múltipla, envolvendo disciplinas como a biologia, a psicopatologia, a sociologia, a política etc.

Partindo de casos concretos e utilizando o atual paradigma científico, a autora analisa as causas do delito, bem como a personalidade do delinqüente sob o ângulo da psiquiatria e da psicopatologia, demonstrando a complexidade que envolve a tarefa de definir o grau de consciência e de auto determinação de um ser humano em um momento tão extremo.

Ana Paula Zomer Sica é procuradora do Estado de São Paulo, pós-graduada em Criminologia pela Universidade Estadual de Milão/Itália e doutoranda em Direito Penal e Criminologia na USP. É diretora de Comunicações do Grupo Brasileiro da AIDP ( Associação Internacional de Direito Penal), membro do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo, da Sociedade Internacional de Criminologia, da Sociedade Italiana de Criminologia e da Law and Society Association – USA, integrando também o grupo de pesquisa CNR, ligado a Law and Society, sobre participação popular na administração da justiça.

________

 

Ganhadora:

 Marina Maria de Bastos Morais 

_______

patrocínio

Bradesco VIVO
Advertisement

últimas quentes