Quarta-feira, 23 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Promoção

Resultado do sorteio da obra "O Pensamento Jurídico e suas Crenças"

A obra é útil a acadêmicos que buscam alternativas ao debate positivismo-jusnaturalismo e a profissionais do Direito que se interessam pela argumentação jurídica em geral.

segunda-feira, 20 de maio de 2019

tEscrita por Leonardo Martins Wykrota, sócio do escritório Vilas Boas Lopes e Frattari Advogados, e Álvaro Ricardo de Souza Cruz, a obra "O Pensamento Jurídico e suas Crenças" (Arraes Editores – 83p.) apresenta um panorama sintético da relação entre argumentação jurídica, poder, política e neurociência. 

Propondo uma classificação abrangente de diversas correntes de pensamento que se debruçam sobre o fenômeno jurídico, tendo a noção de crença como fio condutor, a obra é útil a acadêmicos que buscam alternativas ao debate positivismo-jusnaturalismo e a profissionais do direito que se interessam pela argumentação jurídica em geral.

O livro parte da apresentação do sentido em que a noção de crença será aplicada ao longo do texto (como um fenômeno próprio e indissociável de nossa espécie, a partir dos conceitos de padronicidade e da acionalização, em substituição à noção de paradigma), para então apresentar as três crenças centrais ou três credos principais do Direito: o credo normativo, o credo político e o credo biológico.

Em cada um dos credos, são apresentados autores representativos das respectivas linhas e suas subdivisões. Os autores do texto pretendem, com isso, reunir um bom espectro classificatório que possa ser empregado tanto por alunos de graduação e pós-graduação, quanto por acadêmicos e juristas mais tarimbados, acostumados às lentes da filosofia da linguagem e das teorias da argumentação, da economia, da política, do institucionalismo, e mesmo aqueles que já estão em sintonia com as novidades da Biologia e da Psicologia Comportamental.

Sobre os autores:

Álvaro Ricardo de Souza Cruz é procurador da República em MG. Mestre em Direito Econômico e doutor em Direito Constitucional. Professor da PUC/Minas. Membro do Instituto de Hermenêutica Jurídica - IHJ. Vice-presidente do Instituto Mineiro de Direito Constitucional.

Leonardo Martins Wykrota é sócio do escritório Vilas Boas Lopes e Frattari Advogados, doutor em Direito Público, mestre em Direito Processual e especialista em Direito Processual. Possui MBA em Direito da Economia e da Empresa pela FGV.

 

__________

Ganhadores:

Jorge Luiz Teixeira, advogado em Piedade do Rio Grande/MG;

Iraciete Gonçalves de Sousa, de Caldas Novas/GO; e

Diego Calixto de Oliveira Rocha, de Porto Velho/RO

__________

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes