Sexta-feira, 19 de outubro de 2018

ISSN 1983-392X

Operação Anaconda : Juiz federal é preso

João Carlos da Rocha Mattos é preso em SP pela PF

sexta-feira, 7 de novembro de 2003

O juiz federal João Carlos da Rocha Mattos foi preso no início da noite de hoje pela Polícia Federal. O juiz é suspeito de envolvimento no esquema na venda de sentenças e proteção a contrabandistas investigado pela Operação Anaconda.

O juiz, que foi denunciado na semana passada pelo Ministério Público pelos crimes de corrupção, falsidade ideológica, prevaricação e peculato, foi preso na casa de sua ex-mulher, Norma Regina Emilio Cunha, também suspeita de envolvimento no caso. Ela é uma das oito pessoas presas na semana passada pela Operação Anaconda.

O juiz foi transferido para a carceragem da Polícia Federal na capital paulista, na Lapa. Depois será decidido se ele ficará na PF ou se ficará detido num batalhão especial da PM, pois juiz tem prerrogativas e tratamento especial.

A prisão preventiva do juiz foi determinada hoje na reunião dos 18 desembargadores do Tribunal Regional Federal, da 3ª Região. Ele analisaram os pedidos do Ministério Público Federal sobre os três juizes federais acusados de participar do esquema. Além de Rocha Mattos, foram denunciados pelo MP outros dois juízes, os irmãos Casem Mazloum e Ali Mazloum, ambos das varas federais na capital paulista.

Os desembargadores estiveram reunidos, mas o teor de todas as decisões não são conhecidas pois os magistrados alegam segredo de justiça no processo.

  • PF afasta dois delegados

O superintendente da Polícia Federal de São Paulo, Francisco Baltazar da Silva, determinou o afastamento do corregedor da instituição no Estado, delegado Dirceu Bertin, e do chefe do setor de Passaportes, delegado José Augusto Belini.

Belini é um dos oito acusados de pertencer ao grupo que vendia sentenças judiciais que foram presos na semana passada na Operação Anaconda. Bertin também é suspeito de envolvimento com o caso.

Na quinta-feira da semana passada, oito pessoas foram presas na Operação Anaconda, realizada pela Polícia Federal com o apoio do Ministério Público Federal. Ente os detidos, estão membros da própria PF.

____________________________________

informativo de hoje

patrocínio

VIVO
Advertisement

últimas quentes