Segunda-feira, 16 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

Carreira

Em canal, Saraiva Jur discute tópicos de interesse para alunos que estão estudando qual carreira seguir

Direito Penal é uma das áreas que mais chamam a atenção.

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Qual o papel de um advogado criminalista? O que ele deve e não deve fazer no exercício de sua função? O que é necessário para seguir nesta carreira jurídica? Quanto ganha, em média?

Estas são somente algumas das perguntas que passam pela cabeça de estudantes de Direito que estão na iminência de escolher qual carreira vão seguir.

Sem dúvidas, o Direito Penal é uma das áreas que mais chamam a atenção – não só porque a disciplina é uma das preferidas dos alunos, mas também porque é uma das que mais têm exposições na mídia. Não à toa, muitos jovens chegam à faculdade de direito já sabendo mais ou menos o que faz um advogado criminalista e são capazes até mesmo de citar alguns personagens de televisão que ficaram famosos por defender seus clientes em tribunais e livrá-los de graves acusações.

Porém, muitas vezes o problema está justamente nisto: é comum que as pessoas recorram a advogados da ficção para explicar, com suas próprias palavras, o que faz um criminalista. Não é bem assim. Aqui, a célebre frase "a arte imita a vida" certamente não se aplica.

E por quê? Primeiramente, porque o Direito Penal norte-americano, que produz a maioria das séries sobre tribunais que conhecemos, é significativamente diferente do direito penal aplicado no Brasil. E por diversas razões.

Assim, a função de um criminalista nos Estados Unidos difere bastante do exercício da profissão aqui no Brasil. Apesar de existirem algumas semelhanças, é importante reservar um tempo para entender exatamente o papel do criminalista brasileiro.

De forma didática e detalhada, a Saraiva Jur publica semanalmente vídeos novos em seu canal no YouTube. O vídeo desta semana fala justamente sobre o assunto.

Nele, discute-se tópicos de interesse para estudantes que estão estudando qual carreira seguir no meio jurídico. Veja alguns exemplos:

  • Qual o papel do advogado criminalista dentro do Direito?
  • Quanto ganha, em média, um advogado criminalista?
  • Quais características pessoais é necessário desenvolver para exercer corretamente a profissão?
  • Quais são as principais atribuições de um criminalista? O que ele faz, de fato, no dia a dia?
  • De que maneira a carreira no Brasil se difere daquela que assistimos em seriados norte-americanos?
  • Existem livros jurídicos escritos por autores que também são advogados criminalistas, e que ajudem a estudar para se especializar na matéria?

Para assistir ao vídeo completo, clique aqui.

SARAIVA EDUCACAO LTDA

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco VIVO
Advertisement

últimas quentes