Quarta-feira, 16 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Resultado do sorteio da obra "Mediação e o Reconhecimento da Pessoa"

Livro discute e aprofunda a possibilidade de solução dos conflitos interpessoais através de mecanismos mais democráticos de fazer Justiça, convidando o leitor a repensar radicalmente o papel do Direito e da justiça na sociedade atual.

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

tNo livro "Mediação e o reconhecimento da pessoa" (CLA - 160p.), o autor Guilherme Assis de Almeida discute e aprofunda a possibilidade de solução dos conflitos interpessoais através de mecanismos mais democráticos de fazer Justiça, convidando o leitor a repensar radicalmente o papel do Direito e da Justiça na sociedade atual.

A primeira parte está centrada no debate sobre o direito ao acesso à Justiça, cujo surgimento se dá com Estado de Direito, e teve seu desenvolvimento no âmbito acadêmico e na comunidade jurídica a partir do relatório de Cappelletti e Garth (séc XVIII).

Para tanto, apresenta, de modo didático e com casos concretos, os pilaresdeste direito no Brasil e as esferas da justiça que são criadas para o reconhecimento da pessoa e a mediação de conflitos.

A segunda parte do livro traz o diálogo acadêmico entre os conflitos interpessoais e a violência, utilizando as dimensões do Direito e do amor para o reconhecimento intersubjetivo, com contribuições valiosas para a compreensão de que a utilização da mediação para a constituição do sujeito é condição sine qua non para o fortalecimento da democracia. 

Sobre o autor:

Guilherme Assis de Almeida é advogado, possui doutorado em Direito pela USP. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos temas de Direitos Humanos, Direito Internacional, não violência, violência e refugiado.

________

Ganhador:

Roger Pavan, de Vitória/ES

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes