Quarta-feira, 16 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

PGR

Alcides Martins assume PGR interinamente e anuncia retorno de procuradores da Lava Jato

Grupo havia pedido desligamento coletivo por "grave incompatibilidade" com Raquel Dodge.

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

O subprocurador-Geral da República Alcides Martins assumiu interinamente nesta quarta-feira, 18, o cargo de procurador-Geral da República, após o término do mandato de Raquel Dodge.

Martins ficará no cargo até a conclusão do processo de indicação e nomeação do novo PGR, Augusto Aras, que deve ser sabatinado na CCJ do Senado na próxima quarta-feira, 25.

t

Ao assumir o cargo, Martins afirmou que dará continuidade à atuação do MP em todas as frente e afirmou ainda que procuradores que haviam pedido desligamento do grupo de trabalho da operação Lava Jato retornarão ao grupo.

Na última semana, os procuradores Raquel Branquinho, Hebert Mesquita, Maria Clara Noleto, Luana Vargas, Alessandro Oliveira e Victor Riccely pediram desligamento do grupo em protesto contra a então PGR Raquel Dodge, em virtude de pedido relativo à delação premiada do empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS.

"Em nome da importância da investigação, para a Justiça, para o país, convidei os colegas que integraram o grupo de trabalho a retornarem a seus postos, o que ocorrerá imediatamente", afirmou Martins.

Segundo informações da EBC, a assessoria da PGR informou que uma portaria deve ser publicada ainda nesta quarta-feira, 18, com o nome daqueles que aceitaram retornar de imediato para a operação.

Martins salientou a importância de dar prosseguimento às ações da operação Lava Jato. Segundo ele, há consenso no MP no sentido de haver esforço conjunto para que as transições de cargo ocorram de maneira serena e com compromisso institucional.

"Não obstante a interinidade que decorre da lei, eu cumprirei na plenitude, as atribuições do cargo de PGR. Assumo o mandato com a disposição de dar continuidade ao trabalho em todas as frentes de atuação da Procuradoria-Geral da República, com a colaboração de toda a equipe. Reforço o compromisso, independentemente do tempo que durará essa interinidade, de trabalhar com responsabilidade e zelo na missão que a Constituição reservou ao Ministério Público da União."

Vice-presidente do Conselho Superior do MPF, Alcides Martins está no sexto mandato como conselheiro titular. Ingressou no MPF em 1984 e tornou-se subprocurador-Geral da República em 2000. É formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e é doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

leia mais

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes