Quarta-feira, 16 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

STJ

STJ: Leopoldo Raposo é aprovado para substituir Fischer, relator da Lava Jato

Ministro está de licença médica.

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

A Corte Especial do STJ aprovou durante sessão nesta segunda-feira, 23, o nome do desembargador do TJ/PE Leopoldo Raposo para substituir o ministro Felix Fischer no Tribunal. A substituição será enquanto perdurar a licença médica do ministro.

t

Raposo assumirá o acervo tanto na 5ª turma quanto na 3ª seção, colegiados que julgam matéria Penal. Como consequência da substituição, o desembargador recebe o acervo de processos do ministro Fischer, o que inclui a relatoria na turma dos caoss da Lava Jato. Leopoldo de Arruda Raposo já atuou como desembargador convocado no STJ em 2015, também na 5ª turma, em virtude do afastamento do ministro Jorge Mussi para o exercício do cargo de corregedor-Geral da JF.

Já no caso da Corte Especial, o regimento revê que o colegiado será integrado pelos ministros mais antigos na casa; por isso a vaga de Fischer vem sendo ocupada interinamente pelo ministro Paulo de Tarso Sanseverino.

Currículo

O desembargador Leopoldo Raposo presidiu o TJ/PE no biênio 2016/17 e também já dirigiu outros setores da instituição, como a Escola Judicial e a Coordenadoria de Conciliação e Mediação. Formado pela Universidade Católica de Pernambuco em 1973 e pós-graduado em Administração Pública, Leopoldo Raposo começou sua carreira na magistratura em 1981.

Foi promovido ao cargo de desembargador pelo critério de antiguidade no dia 17 de março de 2003. Casado, pai de dois filhos, ele também desempenha a função de professor em Direito das Sucessões na Escola Superior da Magistratura de Pernambuco) e já atuou como assessor especial da Corregedoria-Geral de Justiça. Desde 2012 é presidente da Seção Criminal e da 1ª Câmara Criminal no Tribunal.

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes