Sábado, 19 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Câmara aprova regulamentação de película em vidro de carro

segunda-feira, 13 de novembro de 2006

 

CCJ

 

Câmara aprova regulamentação de película em vidro de carro

 

A CCJ aprovou o Projeto de Lei 5472/05 (clique aqui), do ex-deputado Capitão Wayne, que altera o Código de Trânsito Brasileiro para permitir e regulamentar o uso de películas de proteção contra raios solares nos vidros dos veículos.

Pela proposta, o percentual de luz que atravessa o conjunto vidro-película não poderá ser inferior a 70% no pára-brisa, a 28% nos vidros laterais dianteiros e a 15% nos demais vidros.

O relator da matéria na comissão foi o deputado Alexandre Cardoso, que apresentou emenda de redação para adaptar o projeto às resoluções do Contran.

 

Espelhos retrovisores

 

De acordo com o projeto, todos os veículos que usem materiais em suas áreas envidraçadas deverão possuir espelhos retrovisores externos, direito e esquerdo. Além disso, não será permitido colocar inscrições, painéis decorativos ou pinturas que comprometam a segurança do automóvel.

Os casos de ambulâncias, carros de segurança e outros veículos que exijam películas mais escuras serão regulamentados pelo Contran.

 

Resolução

 

A resolução atual do Contran determina que a transmissão de luz entre vidro e película não poderá ser inferior a 75% no pára-brisa e 70% para os vidros laterais. Nos casos em que os vidros não interferem nas áreas indispensáveis à dirigibilidade do veículo, a colocação de película é permitida, desde que haja pelo menos 50% de transmissão luminosa.

O uso de películas, cartazes ou pinturas só é permitido se o veículo possuir espelhos retrovisores externos de ambos os lados.

 

A proposta seguirá para análise do Senado.

_______________

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes