Quarta-feira, 24 de abril de 2019

ISSN 1983-392X

TJ/MG tem novos desembargadores

X

quinta-feira, 1º de fevereiro de 2007


Posse

TJ/MG tem novos desembargadores

"Por quantas e quantas vezes, na nossa carreira de magistrados, somos questionados sobre a nossa escolha profissional. Ouvimos esta pergunta reiteradas vezes: Se você começasse tudo de novo, escolheria a Magistratura? E nós respondemos dentro da convicção de que temos da carreira que abraçamos: ser juiz é um sacerdócio”. Com essas palavras o presidente do TJ/MG, desembargador Orlando Carvalho, iniciou seu pronunciamento na solenidade de posse dos novos desembargadores do TJ/MG, Antônio Generoso Filho e Fernando Alvarenga Starling.

Orlando Carvalho disse que a magistratura é uma missão divina e que é no Juiz maior que os magistrados devem se inspirar para julgar os atos humanos. “Cultivar as virtudes da paciência, do amor, da solidariedade e da esperança é essencial, para que a nossa atividade diária seja mais leve e eficaz”, afirmou o presidente do TJ/MG.

Em seu discurso, o presidente convidou os novos desembargadores a somar forças em sua gestão do Judiciário, que, segundo ele, tem diretrizes e metas definidas, com foco na produtividade. “Vamos fazer desta Instituição um motivo crescente de orgulho para todos os mineiros, com a melhoria do serviço prestado ao cidadão”, disse Orlando Carvalho.

Familiares, amigos e colegas de trabalho dos novos desembargadores, além de diversas autoridades, prestigiaram a solenidade de posse, realizada no último dia 26 de janeiro de 2007, no auditório do I Tribunal do Júri do Fórum Lafayette. A mesa de honra, presidida pelo desembargador Orlando Carvalho, contou também com a presença do ouvidor-geral do Estado, desembargador Lúcio Urbano Silva Martins, representando o Governador Aécio Neves; da procuradora-geral de Justiça adjunta, Elaine Martins Parise, representando o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior; do secretário de Estado de Defesa Social, Maurício de Oliveira Campos Júnior, e do presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Antônio Evangelista Totó Teixeira.

Os novos desembargadores

Antônio Generoso Filho e Fernando Alvarenga Starling foram promovidos ao cargo de desembargador, no dia 10 de janeiro, em sessão da Corte Superior do TJMG. Eles ocupam as vagas, respectivamente, dos desembargadores aposentados Celso Maciel Pereira e José Octavio de Brito Capanema.

  • Antônio Generoso Filho, 65, nasceu em Serro/MG. Tornou-se bacharel em Direito em 1966, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como juiz de direito titular nas comarcas de Santa Luzia, Caratinga e Belo Horizonte. Antes de ingressar no TJMG, foi juiz titular da Vara de Precatórias Criminais e presidente da Segunda Turma Recursal Criminal dos Juizados Especiais de Belo Horizonte. Além disso, atua no Juizado de Conciliação, na capital, desde 1992.
  • Fernando Alvarenga Starling, 45, é natural de Belo Horizonte. Formou-se em Direito, em 1985, pela PUC Minas. Atuou como juiz de direito nas comarcas de São João Evangelista, Viçosa, Governador Valadares e Sete Lagoas, até chegar à comarca de Belo Horizonte. Na capital, foi juiz titular da 7ª Vara Criminal e presidente do 1º Tribunal do Júri, onde atuava desde 2002. Foi também juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça por duas vezes.

____________

patrocínio

Bradesco VIVO
Advertisement

últimas quentes