Sexta-feira, 23 de agosto de 2019

ISSN 1983-392X

Senado americano aprova pesquisas com células-tronco. Bush já avisou que vai usar seu poder para vetar o projeto

X

quinta-feira, 12 de abril de 2007


Polêmica

Senado americano aprova pesquisas com células-tronco

O Senado americano aprovou ontem um projeto de lei que levanta as restrições ao financiamento federal para pesquisas com células-tronco. No entanto, com 63 votos a favor e 34 contra, o projeto não obteve os dois terços necessários para impedir um veto do presidente americano, George W. Bush.

Bush já avisou que vai usar seu poder para vetar o projeto. No ano passado, ele já havia vetado um projeto semelhante. O presidente impôs restrições aos gastos do governo em pesquisas com células-tronco quando assumiu o poder, em 2001.

Os democratas - que têm maioria no Senado americano - argumentam que as atuais restrições impedem pesquisas médicas vitais. A diminuição das restrições às pesquisas com células-tronco foi uma das promessas do Partido Democrata ao tomar o poder no Congresso, no ano passado.

Os parlamentares democratas afirmam que vão continuar pressionando em favor do projeto até que este seja transformado em lei.

Polêmica

Cientistas esperam usar células-tronco de embriões humanos congelados para reparar tecidos afetados por doenças ou ferimentos. Eles acreditam que esse tipo de pesquisa pode levar à cura de doenças como o Mal de Alzheimer.

"Não é todo dia que se tem a oportunidade de votar para curar os doentes", disse a senadora democrata Claire McCaskill, descrevendo a questão como uma "causa nobre".

Republicanos conservadores, no entanto, relacionam a destruição de embriões humanos ao aborto. Antes da votação, uma porta-voz da Casa Branca afirmou que o presidente iria vetar a proposta porque esta "cruza uma linha moral ao usar dólares dos contribuintes para destruir embriões humanos".

Os defensores da lei dizem que nas pesquisas são usados embriões múltiplos, fruto de fertilização in vitro, que de outra maneira seriam descartados. Pesquisas de opinião nos Estados Unidos mostram que a maioria dos americanos apóia as pesquisas com células-tronco.

______
_________

Fonte: BBC Brasil

________________

patrocínio

Bradesco VIVO
Advertisement

últimas quentes